Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA Polo São Carlos da USP homenageia docente responsável pelo programa Ciência às 19h

IEA Polo São Carlos da USP homenageia docente responsável pelo programa Ciência às 19h

por Thais Cardoso - publicado 28/08/2014 09:55 - última modificação 12/08/2015 10:07

MG_1852_edit.jpgO coordenador de projetos do IEA Polo São Carlos da USP prof. Sérgio Mascarenhas realizou no dia 21 de agosto uma homenagem ao coordenador do programa Ciência às 19h do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, prof. Luiz Agostinho Ferreira. Mascarenhas entregou ao docente o Prêmio Janus, que é concedido a professores e pesquisadores que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento da Ciência. O vice-coordenador em exercício da coordenação do IEA Polo São Carlos, prof. Hamilton Varela, também participou da homenagem.

O programa Ciência às 19h está completando dez anos em 2014 e já realizou cerca de 90 palestras abertas ao público dentro de temáticas relacionadas a Física, Química, Medicina, Biologia e Astronomia, entre outras. Os eventos são transmitidos ao vivo pelo site www.iptv.usp.br e os vídeos ficam armazenados no próprio site do projeto, www.ciencia19h.ifsc.usp.br.

Segundo Ferreira, a iniciativa começou quando ele era professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo. “Queríamos fazer algo voltado aos professores da rede de ensino. Daí começamos o Física ao Entardecer, que trazia palestras para o público geral às 18h30. Como o IFT era perto da Avenida Paulista, do metrô, o acesso era fácil. A iniciativa virou livro e existe até hoje”.

Quando veio para São Carlos trabalhar no IFSC, o docente quis trazer a iniciativa e teve grande apoio da diretoria do Instituto. “A primeira palestra lotou o auditório. Talvez o fato da cidade ser menor que São Paulo contribua para a facilidade do acesso do público às palestras”, diz.

A vontade de trabalhar com a divulgação científica vem da infância, vivida na cidade de Espírito Santo do Pinhal (SP). Ferreira conta que, embora a vontade de aprender fosse grande, o acesso à informação era bastante difícil. “Mesmo as enciclopédias eram raras de se ter em casa. Fui ter minha primeira enciclopédia porque comecei a colecionar os fascículos que vinham em uma revista da Editora Bloch, na época”.

Hoje, mesmo em meio à facilidade de acesso a informações sobre Ciência nos meios digitais, o programa Ciência às 19h contribui para levar conhecimento ao público leigo e despertar o interesse pela Ciência. “É um trabalho prazeroso, o público é mais inteligente do que se imagina. Temos pessoas de todas as idades, desde a criança até a dona de casa. Por isso, nos preocupamos em aumentar a qualidade das palestras. O assunto tem que ser relevante para o público e o especialista precisa saber se comunicar em uma linguagem acessível a todos. Esse é o segredo do sucesso”, explica o docente.

Embora a Ciência seja o grande foco das palestras, Ferreira diz que o leque de assuntos foi bastante amplificado. “Tivemos, por exemplo, o João Cândido Portinari falando sobre o trabalho do pai (o pintor Cândido Portinari) e até o médico Adib Jatene falando sobre sistema de saúde”.

Para o professor Sérgio Mascarenhas, a homenagem é mais do que merecida. “É uma forma de agradecê-lo pelo idealismo e visão. Ele não se atém somente a publicar trabalhos, mas também a pensar a Ciência de maneira ampla, como construtora do desenvolvimento nacional. Num país em que tudo passa rápido, um programa com dez anos de existência é louvável”.