Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA Polo São Carlos participa da SNCT 2015 com atividade sobre luz

IEA Polo São Carlos participa da SNCT 2015 com atividade sobre luz

por Thais Cardoso - publicado 23/10/2015 12:10 - última modificação 23/10/2015 12:10

Equipe do Ciência Web leva apresentação sobre o tema a alunos de ensino médio e técnico de escolas públicas de São Carlos

Você sabia que a qualidade do nosso sono é influenciada pela luz a que estamos expostos durante o dia? Ou que o fato de saber diferenciar o dia da noite permitiu aos seres vivos se proteger dos raios solares e assim evitar mutações em seu DNA? Essas foram algumas das curiosidades relacionadas à luz que a equipe do Ciência Web, um projeto desenvolvido no Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP, levou a alunos de escolas públicas nos dias 19, 20 e 21 de outubro, como parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT).

A atividade, intitulada Luz no dia a dia, foi apresentada a estudantes de 1º, 2º e 3º anos de ensino médio da E.E. Conde do Pinhal e da ETEC Paulino Botelho e a estudantes do curso Técnico em Mecatrônica da ETEC Paulino Botelho. O assunto abordado foi escolhido em virtude do Ano Internacional da Luz e do próprio tema da SNCT 2015 Luz, ciência e vida.

Mesclando assuntos abordados nas disciplinas de física, biologia e até química, os bolsistas de iniciação científica júnior do Ciência Web Vitor Hugo Chaves e Giovanna Maia, responsáveis pela apresentação, mostraram como a luz está presente no cotidiano dos estudantes e abordaram até outros tipos de onda que não imaginamos ser luz, como os raios X e as ondas de rádio. Ao final, os alunos foram divididos em duas equipes e participaram de um divertido jogo de perguntas e respostas sobre o tema.

Vitor e Giovanna, que também são estudantes de ensino médio, passaram cerca de dois meses planejando a atividade. Eles tiveram a orientação do então estagiário Paulo Henrique Chiari e do bolsista de iniciação científica Gevair Norberto Souza, ambos alunos de Licenciatura em Ciências Exatas da USP São Carlos.

“A experiência de montar, desenvolver e apresentar um conteúdo relacionado a um tema tão interessante e tão vasto foi muito positiva e útil. Sem duvida, não me esquecerei de muito do que foi aprendido nesse processo, principalmente pelo tema ser tão atual e inclusive ser um possível tema de vestibular”, conta Vitor.

Para Giovanna, a apresentação também contribuiu em termos de conteúdo escolar. “Poder fazer uma apresentação para alunos do ensino médio foi uma experiência muito diferente para mim. Por ser aluna do ensino médio, consegui ter uma visão diferente das coisas e aprender muito mais sobre física e sobre luz”, diz ela.

Segundo Paulo, orientar os alunos no planejamento da atividade foi importante em sua própria formação como docente. “Auxiliar na pesquisa sobre o tema trouxe não só aos bolsistas maior experiência no assunto, mas também a mim, que tive pouco contato com esta parte da ciência, o que me auxiliará em futuras atividades. Apesar de estarmos em contato diariamente com a luz e com tudo o que ela nos traz de benefícios, dificilmente paramos para entender realmente sua necessidade, que vai muito além do simples ato de iluminar um ambiente”, explica ele.

Sobre o Ciência Web

A Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP que se propõe a despertar o interesse de alunos de escolas públicas por ciências e pelas carreiras científicas. Criada em 2007, é mantida por convênios com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O principal veículo de comunicação da Agência é o Portal Ciência Web (www.cienciaweb.org.br). Toda a produção de conteúdo do Portal, que inclui vídeos, jogos e matérias jornalísticas, é feita por alunos de ensino médio de escolas públicas da rede estadual e de universidades de São Carlos e região.