Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA Polo São Carlos realiza palestras sobre artérias e modelos experimentais translacionais

por Thais Cardoso - publicado 21/01/2014 11:20 - última modificação 21/01/2014 11:20

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP realiza nesta semana duas palestras com o médico e membro da American Physiological Society Gerson Rocha. Os eventos são voltados a estudantes e profissionais ligados à área médica. A coordenação é do coordenador de projetos do IEA Polo São Carlos prof. Sérgio Mascarenhas.

Na quinta-feira, dia 23, às 14h30, Rocha vai abordar a vasomotricidade de grandes e pequenas artérias e sua contribuição para o estudo da pressão intracraniana no acidente vascular isquêmico. A palestra será dividida em duas partes, uma como introdução à perspectiva transdisciplinar de estrutura e função dessas artérias e a outra mostrando os resultados de experimentos translacionais órgão-típicos (artérias isoladas) e suas aplicações.

Já na sexta-feira, dia 24, também às 14h30, o médico falará de mecanismos de regulação da expansão do volume e a resposta neurocardiorrenal em modelos experimentais translacionais.

Gerson Rocha é mestre em medicina interna e nefrologia, doutor em farmacologia e tem pós-doutorado em fisiologia. Na American Physiological Society, participa em três seções: cardiovascular, renal e homeostase da água e eletrólitos.

A palestra será realizada no auditório do Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos, no campus 1 da USP, acesso para pedestres da Av. Dr. Carlos Botelho. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ieasc@sc.usp.br ou pelo telefone (16) 3373 9177.