Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA Polo São Carlos recebe equipe da Embraer

IEA Polo São Carlos recebe equipe da Embraer

por Thais Cardoso - publicado 15/05/2013 09:30 - última modificação 21/05/2013 11:10

Profissionais reuniram-se na unidade para discutir possíveis parcerias e também visitaram o Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) da EESC-USP

Visita Embraer

Uma equipe de profissionais da unidade da Embraer de Gavião Peixoto visitou no dia 14 de maio o Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos. Eles foram recebidos pelos professores da Escola de Engenharia da USP São Carlos (EESC-USP) João Fernando Gomes de Oliveira, coordenador do grupo de pesquisa "Programa Universidade-Empresa", e Fernando Martini Catalano, coordenador do grupo de pesquisa "Aeronáutica Espacial". Os dois grupos são sediados no IEA Polo São Carlos.

Os visitantes foram convidados a conhecer as instalações do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) da EESC-USP e apresentaram os principais desafios que encontram na montagem estrutural e pintura das aeronaves e na produção de móveis executivos. A unidade de Gavião Peixoto possui uma fábrica de móveis executivos específicos para aviões, que é a única no mundo pertencente a uma empresa de aeronáutica.

"Gavião Peixoto é muito próxima a São Carlos e é uma potencial fornecedora de desafios para a universidade", disse o supervisor de engenharia da Embraer Daniel Passos.

Segundo ele, as soluções existentes hoje no mercado para as demandas apresentadas ou têm um custo muito elevado ou acabam não as atendendo completamente. "Por isso é importante que esse projeto seja desenvolvido na universidade", afirmou.