Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Governança da água é tema de encontro internacional

Governança da água é tema de encontro internacional

por Flávia Dourado - publicado 12/09/2013 12:05 - última modificação 12/09/2013 12:19

O 4º Encontro Internacional da Governança da Água acontece de 24 a 26 de setembro, no auditório do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP.

Rio com barcosAcontece de 24 a 26 de setembro, no auditório do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, o 4º Encontro Internacional da Governança da Água. A proposta do evento é ampliar o conhecimento sobre as diversas experiências ibero-americanas de governança e instaurar um espaço de reflexão sobre formas inovadoras de gestão da água, balanceando os vários interesses e realidades políticas e colocando a temática das mudanças climáticas como um aspecto que assume crescente relevância em análises transversais e interdisciplinares.

No dia 24, às 16h30, Luiza Schmidt, da Universidade de Lisboa, Portugal, fará a conferência de abertura Desafios de Governança da Água na Comunidade EuropeiaNos dias 25 e 26, haverá mesas-redondas sobre o papel das instituições na governança da água e seus desafios na Espanha, no Brasil e no México; as relações entre governança da água e mudanças climáticas; e os conceitos de água virtual, contabilidade hídrica na cadeia produtiva e transparência nos processos decisórios da governança da água.

O encontro é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA, do Grupo de Pesquisa Governança Ambiental, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam), do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa Mudanças Climáticas (Incline), todos da USP, com patrocínio da Fapesp e da Capes. A coordenação geral do evento é de Pedro Jacobi, coordenador do grupo e professor da Faculdade de Educação (FE) e do Procam. Haverá transmissão ao vivo no site oficial do evento.

O auditório do CCE fica na avenida Prof. Luciano Gualberto, 71, Travessa 3, Cidade Universitária, São Paulo.