Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA recebe inscrições para a 3ª Intercontinental Academia, sobre rigidez e dinâmica das leis

por Fernanda Rezende - publicado 26/06/2017 16:55 - última modificação 05/07/2017 14:34

Atividades acontecerão em março de 2018 e 2019, em Cingapura e Reino Unido. Candidatos devem enviar email com documentos e informações até o dia 6 de agosto
Universidade de Birmingham
Prédio da Universidade de Birmingham

A rigidez e a dinâmica das leis será o tema da 3ª Intercontinental Academia (ICA), prevista para acontecer em março de 2018 em Cingapura e em março de 2019 em Birmingham, Reino Unido, sob a organização dos institutos de estudos avançados da Universidade de Birmingham e da Universidade Tecnológica de Nanyang.

O IEA-USP indicará um pesquisador para a seleção final, que será conduzida pelos organizadores. Caso seja selecionado, o Instituto cobrirá os custos de passagem – acomodação e gastos no local serão bancados pelos organizadores. Para se candidatar, é necessário enviar email (ica_iea@usp.br) até o dia 6 de agosto com os seguintes documentos e informações, todos em inglês:

• Resumo de seus interesses no tema, suas expectativas e uma apresentação do projeto que explique como poderão contribuir para a Intercontinental Academia;
  • Currículo atualizado.

Edifício de artes e design - NTU Singapura
Edifício de artes e design na Universidade Tecnológica de Nanyang

O foco é em pessoas que estejam em início/meio de carreira, tendo até 15 anos de conclusão do doutorado, e que realizam pesquisa na academia, indústria, no terceiro setor ou em outras organizações. Todos devem ser fluentes em inglês, capazes de explorar ideias sobre o tema fora de seu campo de estudos e desafiar líderes mundiais das respectivas áreas de conhecimento.

Leia todas as informações sobre o processo (caso a candidatura seja feita via IEA, o email e o prazo para envio dos documentos são os citados acima nesta notícia).

“Leis: Rigidez e Dinâmicas”

Partindo do pressuposto de que o conceito de leis tem diferentes significados em diferentes contextos, culturas e indivíduos, os organizadores querem provocar a reflexão, análise e comparação para elucidar a origem das leis e as tensões entre elas. “Seja examinando as leis elaboradas pelos humanos, leis naturais ou a evolução da teoria que saem do caos e da complexidade para as leis, existe potencial para interações intensas entre as disciplinas e a visão derivada disso”, defendem.

Relacionado

Informações sobre a 3ª edição da ICA

Todas as notícias da ICA

O programa

A ICA é uma iniciativa da University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), rede que congrega 36 institutos de estudos avançados de universidades de todos os continentes. Criado para fomentar a pesquisa em rede e a formação de novas lideranças na ciência, o programa reúne, a cada edição, jovens pesquisadores que despontam em suas áreas e países para trabalharem juntos em pesquisas interdisciplinares de mudança de paradigma, orientadas por alguns dos mais importantes nomes do conhecimento no mundo. Sempre com dois encontros de imersão, cada um em um continente, a ICA deve sempre ter um produto final, resultado dos estudos, como um livro ou um curso.

O IEA-USP e o Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya (IAR), no Japão, são os responsáveis pela primeira edição da ICA, que teve a primeira fase realizada em abril de 2015 em São Paulo e a segunda em Nagoya, em março do ano passado. Como resultado das atividades e pesquisa, está para ser lançado um Mooc (Massive Open Online Course) sobre o tema “tempo”.

A segunda edição estudou a dignidade humana e foi organizada pelo Instituto Israel para Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém e pelo Centro para Pesquisas Interdisciplinares (Zentrum für interdisziplinäre Forschung - ZiF) da Universidade de Bielefeld, com encontros em março e agosto de 2016. O IEA-USP enviou a pesquisadora Akemi Kamimura para participar. Sua experiência foi registrada em um relatório escrito por ela.