Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA recebe inscrições para o Programa Ano Sabático de 2018

IEA recebe inscrições para o Programa Ano Sabático de 2018

por Fernanda Rezende - publicado 19/04/2017 15:20 - última modificação 19/04/2017 15:52

Docentes da USP têm até o dia 15 de agosto para enviar seus projetos e súmulas curriculares. O Conselho Deliberativo e Comissão de Pesquisa do IEA selecionará os professores que participarão do programa.

Relacionado

Edital para pesquisas em 2018

Como encaminhar projeto

Resolução nº 7.069

Professores em sabático terminam 1ª edição do programa com diversas realizações

Divulgada a relação de selecionados para o Programa Ano Sabático de 2017

Docentes da USP que queiram concorrer a uma vaga no Programa Ano Sabático 2018 do Instituto de Estudos Avançados (IEA) têm até o dia 15 de agosto para enviar seus projetos e súmulas curriculares. Regulamentado em 2015 por meio da Resolução nº 7.069, o programa permite que professores da universidade se afastem de seus encargos didáticos e administrativos para que possam participar integralmente de pesquisas individuais e interdisciplinares no Instituto. Leia o edital.

Passado o prazo de envio de candidaturas, o Conselho Deliberativo e a Comissão de Pesquisa do IEA selecionarão docentes da universidade para desenvolver projeto de pesquisa pelo período de seis meses ou um ano, podendo acolher até seis pesquisadores por semestre. A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP destinará R$ 6 mil por semestre para cada projeto aprovado.

Para participar, é necessário ter, no mínimo, sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). A pesquisa poderá acontecer tanto na sede do IEA-USP, em São Paulo, quanto em seus polos em Ribeirão Preto e São Carlos.

Os selecionados terão como atribuições: realizar ao menos uma conferência pública por semestre de participação no programa e produzir um paper inédito e original ou outro produto (livro ou obra de arte, por exemplo). No caso da produção de um paper, este pode ser publicado na revista "Estudos Avançados" e/ou no site do IEA.

Inscrição e projeto

Para se inscrever, é necessário encaminhar para o email academicoiea@usp.br um projeto interdisciplinar em qualquer área do conhecimento e justificar porque sua pesquisa deve ocorrer no IEA-USP. Os candidatos também precisam enviar uma súmula curricular (veja detalhes no edital) e demonstração de aprovação de sua participação no Programa por parte do Conselho de Departamento ou colegiado equivalente, bem como por parte da Congregação ou colegiado máximo de sua unidade/órgão.

Turma Sabáticos 2016
Professores da primeira turma de sabáticos, que concluiu a pesquisa em março de 2017

O projeto de pesquisa deverá ter até 12 páginas em formato A4, margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 2,0 cm, fonte Arial, tamanho 10 ou Times New Roman, tamanho 11. Nele, devem constar, entre outras informações, o título do projeto, o período em que se pretende desenvolvê-lo, resumo, objetivos, justificativa, impactos científicos e sociais, áreas do conhecimento envolvidas e um plano de trabalho e cronograma de atividades.

Primeiras turmas

O grupo de pesquisadores que inaugurou o programa, em 2016, finalizou suas atividades em março deste ano. Em fevereiro, a segunda turma de docentes selecionados iniciou suas atividades, com trabalhos nas áreas de saúde pública, psicologia, ambiente, sustentabilidade, urbanismo, esporte, antropologia, cultura digital, história e patrimônio histórico.