IEA recebe inscrições para o Programa Ano Sabático de 2018
RelacionadoNotíciasProfessores em sabático terminam 1ª edição do programa com diversas realizações Divulgada a relação de selecionados para o Programa Ano Sabático de 2017 |
---|
Docentes da USP que queiram concorrer a uma vaga no Programa Ano Sabático 2018 do Instituto de Estudos Avançados (IEA) têm até o dia 15 de agosto para enviar seus projetos e súmulas curriculares. Regulamentado em 2015 por meio da Resolução nº 7.069, o programa permite que professores da universidade se afastem de seus encargos didáticos e administrativos para que possam participar integralmente de pesquisas individuais e interdisciplinares no Instituto. Leia o edital.
Passado o prazo de envio de candidaturas, o Conselho Deliberativo e a Comissão de Pesquisa do IEA selecionarão docentes da universidade para desenvolver projeto de pesquisa pelo período de seis meses ou um ano, podendo acolher até seis pesquisadores por semestre. A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP destinará R$ 6 mil por semestre para cada projeto aprovado.
Para participar, é necessário ter, no mínimo, sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). A pesquisa poderá acontecer tanto na sede do IEA-USP, em São Paulo, quanto em seus polos em Ribeirão Preto e São Carlos.
Os selecionados terão como atribuições: realizar ao menos uma conferência pública por semestre de participação no programa e produzir um paper inédito e original ou outro produto (livro ou obra de arte, por exemplo). No caso da produção de um paper, este pode ser publicado na revista "Estudos Avançados" e/ou no site do IEA.
Inscrição e projeto
Para se inscrever, é necessário encaminhar para o email academicoiea@usp.br um projeto interdisciplinar em qualquer área do conhecimento e justificar porque sua pesquisa deve ocorrer no IEA-USP. Os candidatos também precisam enviar uma súmula curricular (veja detalhes no edital) e demonstração de aprovação de sua participação no Programa por parte do Conselho de Departamento ou colegiado equivalente, bem como por parte da Congregação ou colegiado máximo de sua unidade/órgão.
Professores da primeira turma de sabáticos, que concluiu a pesquisa em março de 2017 |
O projeto de pesquisa deverá ter até 12 páginas em formato A4, margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 2,0 cm, fonte Arial, tamanho 10 ou Times New Roman, tamanho 11. Nele, devem constar, entre outras informações, o título do projeto, o período em que se pretende desenvolvê-lo, resumo, objetivos, justificativa, impactos científicos e sociais, áreas do conhecimento envolvidas e um plano de trabalho e cronograma de atividades.
Primeiras turmas
O grupo de pesquisadores que inaugurou o programa, em 2016, finalizou suas atividades em março deste ano. Em fevereiro, a segunda turma de docentes selecionados iniciou suas atividades, com trabalhos nas áreas de saúde pública, psicologia, ambiente, sustentabilidade, urbanismo, esporte, antropologia, cultura digital, história e patrimônio histórico.