Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Índice de Universidades Empreendedoras e observatório sobre o tema são lançados em seminário

por Vinícius Sayão - publicado 05/12/2017 16:05 - última modificação 11/12/2017 15:28

O Observatório de Universidades Empreendedoras é uma iniciativa do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (NPGT) da USP, enquanto o índice é organizado pela Brasil Júnior a partir de consultas a mais de 10 mil estudantes e de mais de 50 instituições de ensino superior, de todos os estados do país

Um estudo inédito que avalia o grau de empreendedorismo dos alunos USP desde 1974 será apresentado no dia 12 de dezembro, às 10h, no IEA. A pesquisa registra quantos formandos na graduação, mestrado e/ou doutorado abriram empresas -- ainda ativas -- após concluírem seus estudos na Universidade. O trabalho foi realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa; Superintendência de Tecnologia de Informação; Agência USP de Inovação (Auspin); Núcleo de Empreendedorismo (NEU) e Núcleo de Política e Gestão Tecnológica (PGT), ambos da USP. A apresentação dos dados marca o lançamento do Observatório de Universidades Empreendedoras, do PGT.

O Observatório será um espaço colaborativo de produção de conhecimento, que buscará formas "capazes de dinamizar a interface entre as instituições universitárias e o seu entorno socioeconômico". Para isso, o Observatório propõe, a partir do desenvolvimento de diversos projetos e reunião de diversas organizações, "convergir agendas, organizar e produzir conteúdo, realizar eventos, promover conexões e gerar estímulos de políticas públicas".

No mesmo dia, também será lançada a segunda edição do Índice de Universidades Empreendedoras (2017), organizado pela Brasil Júnior, confederação que representa as empresas juniores brasileiras. Gratuito e com transmissão ao vivo pela internet, o encontro organizado pelo PGT da USP, o IEA e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da USP, acontece na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela internet. Para assistir ao evento presencialmente, é necessário fazer inscrição prévia.

O Índice de Universidades Empreendedoras foi preparado a partir de consultas a mais de 10 mil estudantes e de mais de 50 instituições de ensino superior, de todos os estados do país. O objetivo da pesquisa foi analisar as universidades brasileiras, buscando identificar os principais pontos de melhoria, além de formular propostas e oferecer ideias em busca dessas melhorias.

A primeira parte do índice foi lançada em Brasília, na sede do Ministério da Educação, em novembro de 2016. Na época, o IEA também realizou um evento de lançamento. O conceito de Universidade Empreendedora foi desenvolvido por meio de uma pesquisa online que contou com a participação de quatro mil estudantes universitários de todo o país. No ranking, a USP ficou em 1º lugar.

Para comentar as métricas adotadas na elaboração do índice, estará presente Mariza Costa Almeida, da Universidade Federal do Estados do Rio Janeiro (Unirio) e da Triplex Helix Association. Já a apresentação do índice ficará por conta de Klynsmann Bagatini, representante da Brasil Júnior. Na ocasião, também serão apresentados os primeiros resultados do panorama de empresas nascidas da USP.

Lançamento do Observatório Universidades Empreendedoras
12 de dezembro, às 10h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet