Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA recebe conferência sobre inteligência artificial e aprendizado de máquina

IEA recebe conferência sobre inteligência artificial e aprendizado de máquina

por Victor Matioli - publicado 18/04/2018 15:30 - última modificação 26/04/2018 15:25

Mecanismos como a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina têm ganhado relevância. A fim de discutir o avanço destas tecnologias, o IEA receberá a palestra Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Estado Atual, Tendências e Aspectos Sociais, no dia 3 de maio, às 10h.
André Ponce de Leon
O professor André Ponce de Leon F. de Carvalho participou de um evento no IEA com a mesma temática em agosto de 2017.

A revolução digital propõe um modelo diferente de sociedade, profundamente dependente de informações e dados. Em praticamente qualquer área do conhecimento, saber gerir, organizar e analisar esses dados é fundamental para assumir uma posição de destaque. E, para satisfazer esta demanda, mecanismos como a inteligência artificial e o aprendizado de máquina têm ganhado relevância. A fim de discutir o avanço destas tecnologias, o IEA receberá a conferência Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: Estado Atual, Tendências e Aspectos Sociais, no dia 3 de maio, às 10h. O evento é gratuito, conta com transmissão ao vivo pela web, e não requer inscrição prévia.

O conferencista será o professor André Ponce de Leon F. de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos. A moderação do encontro ficará a cargo de Glauco Arbix, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do Observatório de Inovação e Competitividade do IEA, que organiza o evento.

Serão apresentados os aspectos mais notáveis do aprendizado de máquina, bem como suas principais aplicações. Algumas delas trazem, além de evidentes vantagens econômicas, benefícios sociais. Atualmente, o aprendizado de máquina tem sido usado para detectar fraudes bancárias, aprimorar mecanismos de busca, reconhecer rostos, pupilas e gestos em vídeos, aumentar a segurança de softwares, guiar veículos autônomos, predizer doenças em pacientes e diversas outras funções.

O crescente uso destas ferramentas, entretanto, faz com que a apreensão com o bom uso de suas técnicas também aumente. O recente escândalo envolvendo o Facebook e sua política de dados deixou clara este inquietação. Segundo os organizadores do evento, “preocupações como transparência, privacidade e respeito a legislação precisam ser enfrentadas e serão abordadas na palestra”.

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
3 de maio, 10h
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Sem necessidade de inscrição