Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA recebe primeiro encontro de diretores da Ubias realizado no continente americano

por Vinícius Sayão - publicado 02/03/2018 14:35 - última modificação 20/03/2018 15:45

De 19 a 23 de março, o IEA será o anfitrião do quinto encontro de diretores de institutos avançados integrantes da rede internacional Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study)

Logo Ubias

De 19 a 23 de março, o IEA-USP será o anfitrião do quinto encontro de diretores de institutos de estudos avançados integrantes da rede internacional Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study). Realizadas a cada dois anos, essas reuniões possibilitam a troca de informações sobre as atividades, gestão e prioridades do institutos e a definição de iniciativas conjuntas. Veja a programação.

Será o primeiro encontro de diretores nas Américas. As quatro anteriores foram realizados na Alemanha, Israel, Taiwan e Reino Unido. O IEA-USP participou das quatro reuniões e integra o Comitê de Diretores da Ubias desde que ela foi criada, em 2010. Atualmente, o Instituto é um dos dois vice-coordenadores da rede.

Para Guilherme Ary Plonski, vice-diretor do Instituto, sediar um encontro de diretores de 36 IEAs de culturas e realidades acadêmicas tão diversificadas é uma oportunidade única para o IEA-USP divulgar sua atuação e assimilar novas experiências. Além disso, "os eixos estruturantes da nova gestão da USP são os chamados três 'I's: internacionalização, interdisciplinaridade e inovação, aspectos totalmente alinhados à temática do encontro", afirmou.

“Fazer parte da rede Ubias nos permite um enorme aprendizado ao verificar o que os outros institutos estão fazendo. Estamos sempre nos comunicando e intercambiando conhecimentos, tanto sobre as gestões dos institutos quanto sobre questões específicas, como é o caso da escolha do tema anual da rede."

Projetos colaborativos

Atendendo a um dos principais objetivos da Ubias, o evento pensará novas formas de colaboração entre os institutos e seus pesquisadores por meio de programas ou plataformas colaborativas. Foi em Nova Deli, durante o encontro do comitê diretivo da rede, em 2012, que surgiu a ideia da Intercontinental Academia (ICA), cujas edições reúnem dois institutos para a análise de um tema comum por jovens pesquisadores, com estadias de trabalho nos dois países envolvidos.

A primeira ICA, em 2015 e 2016, teve o IEA-USP e o Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya, Japão, como organizadores. O projeto reuniu 13 jovens pesquisadores de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento para desenvolver estudos sobre o “Tempo”. O resultado foi a produção de conteúdo para um Massive Open Online Course (Mooc), um curso gratuito via internet. A ICA já está em sua terceira edição.

Ao escolher o Tópico do Ano, a Ubias procura identificar um tema de importância global a ser explorado em diferentes atividades e formatos pelos pesquisadores dos institutos. Entre as questões a serem discutidas no encontro em São Paulo estão os resultados das atividades sobre o tema “Medo”, referente a 2017, e as perspectivas de programação sobre o tema "Envelhecimento - Vida, Cultura e Civilizações", escolhido para 2018. Haverá também a definição do Tópico do Ano para 2019.

Do ponto de vista organizacional, o encontro terá a eleição dos institutos que responderão pela coordenação e pelas duas vice-coordenadorias da Ubias nos próximos dois anos e a escolha de um novo Comitê de Diretores.

Encontros anteriores

UBIAS 4º Encontro - Grupo
Diretores de IEAs reunidos na Universidade de Birmingham, em 2016

Em outubro de 2010, o Instituto Freiburg de Estudos Avançados da Universidade de Freiburg, Alemanha, recebeu a primeira conferência de diretores. O evento discutiu o tema "Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades em Perspectiva Global: Promessas, Desafios e Novas Fronteiras" e marcou a criação a Ubias.

Os outros três encontros aconteceram: no Instituto Israel de Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém, em março de 2013; no Instituto de Estudos Avançados em Humanidades e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Taiwan, em novembro de 2014; e no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Birmingham, Reino Unido, em junho de 2016.

Foto: Universidade de Birmingham

registrado em: , , ,