Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA-RP abre vagas para bolsas da Fapesp em análise de dados

IEA-RP abre vagas para bolsas da Fapesp em análise de dados

por Thais Cardoso - publicado 19/02/2024 16:00 - última modificação 04/03/2024 16:25

Vagas são voltadas a alunos de graduação no último ano ou egressos do ensino técnico; inscrições devem ser feitas até 15 de março

Sede do Polo IEA Ribeirão PretoO Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP está com duas vagas abertas para bolsas TT-2 da Fapesp. Elas são voltadas para estudantes de graduação que estejam cursando o último ano ou que sejam egressos do nível médio técnico, sem reprovações em seu histórico escolar, e tenham conhecimento em análise de dados e programação.

As inscrições devem ser feitas neste link até o dia 15 de março. O processo seletivo inclui análise de currículo e entrevista presencial. Os candidatos não poderão ter reprovações no currículo. O valor da bolsa é de 1.078 reais.

Os selecionados serão responsáveis por apoiar as atividades de análise de dados conduzidas pela Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, o que inclui a criação de rotinas automatizadas para análise de dados. Além disso, eles auxiliarão na elaboração de um aplicativo web para visualização de informações.

Os interessados devem possuir habilidades em linguagens de programação como Python e R, que serão empregadas no desenvolvimento dos sistemas. É desejável que os candidatos também tenham interesse em ciência de dados e estatística. O objetivo principal deste trabalho é compreender as particularidades da rede municipal de São Paulo, com o intuito de embasar políticas públicas com base em evidências.

Mais informações: iearp@usp.br.

Sobre a Cátedra

Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

A Cátedra também desenvolve projetos com outros parceiros, como a B3 Social, a Fapesp e a Fundação Telefônica. Para saber mais informações sobre as atividades dela, inscreva-se no canal no Telegram, no grupo do Whatsapp ou em nossa newsletter.