IEA-RP comemora 15 anos com reflexões sobre a educação
[Texto de Rose Talamone - Jornal da USP]
O Polo Ribeirão Preto do Instituto de Estudos Avançados (IEA-RP) da USP celebrou, na última sexta-feira, dia 13 de setembro, 15 anos de atividades, consolidando-se como um espaço de excelência em pesquisa interdisciplinar e inovação. Durante a cerimônia, a coordenadora do Polo, Carla Ventura, destacou o compromisso do IEA-RP em promover discussões que busquem respostas para desafios sociais, regionais e nacionais. “Revisitar o passado é um ato de responsabilidade com o futuro”, afirmou Carla, ressaltando a importância do evento para relembrar as contribuições daqueles que ajudaram a construir essa história e o compromisso de sua gestão em fortalecer ainda mais a interação do polo com a sociedade.
A diretora do IEA, Roseli de Deus Lopes, lembrou o papel do instituto na conexão entre a Universidade e a sociedade. “O Instituto de Estudos Avançados tem papel fundamental em conectar pessoas dentro da Universidade, de outras instituições e da sociedade em geral. Nosso objetivo é usar os conhecimentos adquiridos, gerar novos conhecimentos e apontar caminhos para enfrentar desafios. A parceria entre academia e sociedade é essencial para avançarmos juntos”, disse.
Durante sua fala, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, afirmou que o IEA foi planejado para fazer aquilo que a Universidade não consegue fazer através das Unidades de Ensino e seus departamentos: “Pensar o futuro da Universidade e da sociedade, de uma forma bastante livre, em forma de grupos de trabalho, de cátedras e dar a contribuição da Universidade para a sociedade, primeiro no campus de São Paulo e, depois, sua extensão para São Carlos e Ribeirão Preto”.
O reitor destacou, ainda, a importância da educação em todos os níveis, reafirmando o compromisso da USP com o progresso educacional do País. “Se queremos mudar o Brasil, a educação é o caminho. Não podemos pensar apenas em melhorias no ensino superior; temos que olhar com cuidado para a educação básica. Somente assim poderemos reduzir as desigualdades econômicas e sociais”, declarou o reitor, reforçando a missão da USP de atuar em todos os níveis de formação.
Carlotti também mencionou o papel do IEA como um espaço de inovação e reflexão que impacta diretamente a sociedade: “O que fazemos aqui é mais do que pesquisa acadêmica. Estamos pensando no futuro da sociedade de uma forma ampla, conectando diferentes áreas do conhecimento para gerar impacto real”.
O coordenador da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do IEA-RP, Mozart Neves Ramos, destacou a necessidade de lideranças com uma visão abrangente para enfrentar os desafios educacionais. “Melhorar a educação no Brasil requer uma liderança que enxergue a educação como um todo, da base ao topo. Essa é a visão do reitor Carlotti e ela é essencial para avançarmos”, considerou Ramos.
Já a coordenadora da Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, Maria Helena de Castro, enfatizou a importância da avaliação como ferramenta para o planejamento educacional. “A avaliação é uma bússola que nos permite planejar e entender o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado. Através dela, conseguimos olhar para frente e moldar um futuro mais promissor para a educação no Brasil”, avaliou Maria Helena.
A presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, que participou por videoconferência, elogiou a visão do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior sobre a educação e a importância de integrar os diferentes níveis de ensino. “A visão do reitor, que abrange desde a educação básica até o ensino superior, é inspiradora. Essa é a liderança que precisamos para promover mudanças reais. Estamos orgulhosos da parceria com o IEA-RP e do impacto que temos gerado na educação brasileira”, afirmou Viviane, que destacou que o Instituto Ayrton Senna, ao longo de seus 30 anos, sempre buscou reunir especialistas para enfrentar os desafios educacionais do País e que o IEA-RP tem sido um parceiro nessa missão.Durante o evento, foram homenageados os primeiros coordenadores do polo – Oswaldo Baffa Filho, Rudinei Toneto Júnior, Fernando de Queiroz Cunha e Antonio José da Costa Filho – e reconhecidos os servidores técnicos e administrativos João Henrique Rafael Junior, José Rafael Sica e Thaís Pedroso Cardoso, que desempenharam papéis essenciais no desenvolvimento do IEA-RP.
A cerimônia destacou ainda a importância dos grupos de estudos do polo: Grupo de Estudos Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade: CienARTES, liderado pelo professor Norberto García-Cairasco, que representou todos os coordenadores de grupos; Grupo de Estudo Direito e Tecnologia (TechLaw), liderado pelas professoras Cristina Godoy Bernardo de Oliveira e Cíntia Rosa Pereira de Lima e pelo professor Evandro Eduardo Seron Ruiz; Grupo de Pesquisa Prospecção e Avaliação Tecnológica, liderado pela professora Geciane Porto e pelo professor Cristiano Gonçalves Pereira; Grupo de Pesquisa GPUBLIC – Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas, liderado pela professora Cláudia Souza Passador e pelo professor João Luiz Passador; e Grupo de Pesquisa Criminologia Experimental e Segurança Pública, liderado pelo professor Eduardo Saad Diniz e pela professora Ruth Estevão.