Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA-RP debaterá a vacina da dengue e a alteração genética do mosquito

IEA-RP debaterá a vacina da dengue e a alteração genética do mosquito

por João Rafael - publicado 22/03/2016 09:04 - última modificação 22/03/2016 09:04

No dia 31 de março, às 14h30, o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-RP) realizará a mesa-redonda "Estratégias Contra a Dengue: Vacina e Alteração Genética do Mosquito", no auditório do Bloco Didático da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto.

Cartaz dengueNo dia 31 de março, às 14h30, o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-RP) realizará a mesa-redonda Estratégias Contra a Dengue: Vacina e Alteração Genética do Mosquito, no auditório do Bloco Didático da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui.

Os palestrantes serão o professor Jorge Kalil, titular da Faculdade de Medicina da USP e Diretor do Instituto Butantan, e a professora Margareth Capurro, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e coordenadora do Projeto Aedes Transgênico (PAT).

Kalil irá relatar as particularidades da dengue em relação a outras doenças infecciosas e as dificuldades que esses fatores acarretam para o desenvolvimento da vacina ideal, cuja dose única deve gerar uma resposta contra os quatro tipos da doença.

O professor explicará também como a experiência da criação da vacina da dengue gerou conhecimentos e capacidades que estão possibilitando a pesquisa de possíveis vacinas contra o vírus da Zika, sendo que o Butantan está participando ativamente desse processo na coleta de informações imunológicas e na preparação de testes clínicos.

Complementando o debate, a professora Capurro irá apresentar as tecnologias que podem ser aplicadas para o controle integrado da população do Aedes Aegypti e outros vetores, enfatizando a construção de mosquitos geneticamente modificados.

A atividade conta com o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto.

Estratégias Contra a Dengue: Vacina e Alteração Genética do Mosquito
31 de março, às 14h30
Auditório do Bloco Didático da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto
Inscrições gratuitas: clique aqui.
Mais informações: João Henrique, jhenerique@usp.br ou (16) 3315-0368
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/estrategias-contra-a-dengue-vacina-e-alteracao-genetica-do-mosquito