Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Polo do IEA de Ribeirão realiza cerimônia de posse dos membros do Conselho Consultivo

por João Rafael - publicado 09/05/2016 08:50 - última modificação 16/05/2016 10:27

No dia 15 de abril, às 16h, foi realizada a cerimônia de posse do Conselho Consultivo do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP). A reunião foi realizada no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto e contou com a participação, via videoconferência, do Diretor do IEA, diretores e docentes das Unidades do Campus.

Conselho Consultivo IEA-RP
Da esquerda para a direita: Prof. Fernando Cunha, Prof. Antonio José Costa, Prof. Oswaldo Baffa, Prof. Norberto Peporine, Nelson Rocha, Marcos Awad e Caetano Barros Biagi

Abrindo as atividades, o professor Fernando Cunha (Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto), coordenador do polo, discorreu sobre a origem e a definição do Instituto de Estudos Avançados, e o professor Paulo Saldiva, diretor do IEA, apresentou seu projeto de gestão e as atividades que serão desenvolvidas de 2016 a 2020.

Em seguida, Cunha explicou que o Conselho Consultivo terá como função sugerir temas de pesquisa, indicação de Grupos de Trabalho, apresentar propostas para eventos científicos e acadêmicos, entre outras atividades a serem desenvolvidas pelo Instituto, visando com isto ampliar e fortalecer a interação entre a USP e a cidade que a sedia.

Cunha relatou, então, a formação do Conselho: o Coordenador do Polo Ribeirão Preto, o Vice-Coordenador do Polo, Prof. Antonio José Costa (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto), um ex-coordenador do polo, Prof. Oswaldo Baffa (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto), dois professores do Campus, sendo eles o Prof. Rudinei Toneto (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP Ribeirão Preto) e o Prof. Norberto Peporine Lopes (Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP Ribeirão Preto).

Completando o Conselho, foram empossados três representantes da sociedade ribeirão-pretana, Nelson Rocha Augusto, Presidente do Banco Ribeirão Preto, Marcos Awad, Diretor do Grupo São Francisco e Caetano Barros Biagi, Vice-Presidente da ALLIAGE.

Na sequência, os conselheiros agradeceram a indicação, se apresentaram e relataram suas expectativas e ideias sobre o Conselho e a atuação do Instituto de Estudos Avançados em Ribeirão Preto.

Finalizando a reunião, Cunha destacou que a duração dos mandatos será de dois anos, permitida a recondução, sendo que o presidente será sempre o Coordenador do Polo, e a indicação de futuros membros será realizada pelo próprio Conselho Consultivo.