Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA-RP recebe lançamento do livro "Novos Olhares de Janus"

IEA-RP recebe lançamento do livro "Novos Olhares de Janus"

por Thais Cardoso - publicado 07/05/2018 16:51 - última modificação 07/05/2018 16:51

Obra reúne crônicas do professor aposentado da USP Sérgio Mascarenhas de Oliveira

O Espaço de Eventos do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) recebe no dia 18 de maio, a partir das 16h, o lançamento do livro "Novos Olhares de Janus", de autoria do professor aposentado do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e ex-coordenador do Instituto de Estudos Avançados Polo São Carlos da USP Sérgio Mascarenhas de Oliveira.

O livro reúne crônicas do autor e dá continuidade aos temas abordados no primeiro livro, intitulado "Olhares de Janus". Na mitologia romana, Janus é um deus que possui duas faces, uma voltada para o passado e a outra, para o futuro, sendo considerado por isso o deus da transformação, que indica em seus olhares o cultivo da prudência. Em suas crônicas, Mascarenhas utiliza o ícone de Janus para exemplificar sua leitura de mundo da ciência, enfatizando, assim, que no conhecimento do passado estão as possibilidades interpretáveis do futuro.

Sérgio Mascarenhas de Oliveira foi professor titular do IFSC-USP e é professor visitante em universidades dos Estados Unidos, México, Japão, Reino Unido e Itália. Foi personalidade de destaque na criação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do curso de Engenharia de Materiais, além de levar à USP São Carlos um polo do Instituto de Estudos Avançados (IEA). Acumula diversos prêmios e distinções, entre eles o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência Geral, em 2006. Aos 90 anos, continua ativo em suas pesquisas e segue contribuindo para a ciência nacional. Uma de suas recentes realizações é o desenvolvimento de um dispositivo capaz de aferir a pressão intracraniana de forma não-invasiva.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrições. Mais informações: iearp@usp.br ou (16) 3315 0368.

Lançamento do livro "Novos Olhares de Janus"
18 de maio, 16h
Espaço de Eventos do IEA-RP