Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Três dos pesquisadores mais influentes do mundo são ligados ao IEA-RP

Três dos pesquisadores mais influentes do mundo são ligados ao IEA-RP

por Thais Cardoso - publicado 04/11/2022 14:55 - última modificação 04/11/2022 15:22

Lista é elaborada anualmente pela Universidade Stanford e traz 247 pesquisadores da USP e 33 do campus Ribeirão Preto

Três pesquisadores ligados ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP estão listados na Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, que classifica os cientistas mais influentes do mundo nas respectivas áreas de atuação.

A relação é elaborada anualmente pela Universidade Stanford e analisa a influência dos cientistas com base na Scopus, o maior banco de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares. A análise utiliza o cálculo de um indicador composto de citações (c-score), capaz de retratar de maneira mais abrangente o impacto do trabalho de cada cientista.

A seleção final engloba os 100 mil cientistas com maior c-score e também os 100 mil cientistas que publicaram ao menos cinco artigos em publicações científicas de impacto mundial e que estão entre os 2% melhores em seu subcampo de pesquisa. Os resultados são apresentados em duas categorias: Impacto no ano de 2021 e Impacto ao longo da carreira. A lista de 2021 é composta por 200.409 cientistas. Desses, 247 são da USP e 33, do campus Ribeirão Preto.

Os pesquisadores ligados ao IEA-RP são:

Norberto Garcia-Cairasco - coordenador do Grupo de Estudos Rede Ciência, Artes, Educação e Sociedade do IEA-RP. Tem graduação em Biologia pela Universidad Del Valle, Colômbia, mestrado e doutorado em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e pós-doutorado pela Duke University Medical Center. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Neurofisiologia, atuando principalmente e de maneira integrada nos seguintes temas: Avaliação Comportamental (Neuroetologia Quantitativa), Eletrofisiológica e Molecular de Alterações do Controle Motor entre elas: Epilepsia, Transtorno Obsessivo Compulsivo e Parkinson. Além desses tópicos, estuda Plasticidade no Sistema Auditivo, Integração Sensório-Motora e Sensório-Límbica.

Fernando de Queiroz Cunha - foi coordenador do IEA-RP de 2015 a 2019. É professor titular do Departamento de Farmacologia da FMRP-USP. Graduou-se em ciências biológicas, modalidade médica, pela Universidade de Brasília (UnB), obteve o título de mestre em fisiologia e farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tornou-se doutor em farmacologia pela USP. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Sérgio Henrique Ferreira - dá nome à cátedra do Instituto que atua em políticas públicas educacionais. Foi médico farmacologista e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e faleceu em 2016. Suas pesquisas possibilitaram o desenvolvimento de agentes anti-hipertensivos a partir de um peptídeo extraído do veneno da jararaca, resultando no medicamento Captopril. Por essa pesquisa, recebeu um prêmio pela American Health Association, em 1983. Foi também membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Com informações de Erika Yamamoto/Jornal da USP