Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário reflete sobre imagens da escravidão e da pós-Abolição

Seminário reflete sobre imagens da escravidão e da pós-Abolição

por Mauro Bellesa - publicado 21/11/2018 13:45 - última modificação 03/12/2018 13:38

Seminário "Imagens da Escravidão e do Pós-Emancipação: Desafios do Passado e do Presente", no dia 4 de dezembro, inaugura a exposição fotográfica "Marc Ferrez e o Trabalho Escravocrata às Véspera da Abolição" no saguão do IEA
Escravos em fazenda de café no Vale do Paraíba
Escravos em terreiro de fazenda de café do Vale do Paraíba em foto tirada por Marc Ferrez por volta de 1882

Há camadas de significados nem sempre visíveis acumuladas na trajetória das imagens (pinturas, desenhos, fotografias e posteriores reconstituições cinematográficas) de homens e mulheres escravizados, libertos ou afrodescendentes durante a escravidão e no período pós-Abolição.

O seminário Imagens da Escravidão e do Pós-Emancipação: Desafios do Passado e do Presente, no dia 4 de dezembro, às 14h, tem por objetivo refletir sobre essas imagens. O seminário é aberto ao público e gratuito, mas requer inscrição prévia. Para acompanhá-lo ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.

Revelar os significados e explorar as potencialidades estéticas dessas imagens, com o estabelecimento do contexto de sua produção, circulação e consumo, "é tarefa urgente, capaz de ampliar a compreensão sobre nosso repertório imagético, bem como politizá-lo", de acordo com a historiadora Maria Helena Pereira Toledo Machado, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanos (FFLCH) da USP em ano sabático no IEA e uma das organizadoras do seminário, ao lado da antropóloga e historiadora Lilia Schwarcz, também da FFLCH-USP.

Na primeira parte do encontro (às 14h), dedicada à discussão sobre às imagens em geral do período, os expositores serão: Luiz Felipe Hirano, da UFG; Lucia Stumpf, doutoranda da FFLCH-USP; e Tatiana Lotierzo, da UnB. A segunda parte (às 16h) vai tratar da produção do fotógrafo Marc Ferrez (1843-1923) e terá como expositores o coordenador de Fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS)Sergio Burgi, e Maria Helena.

Imagens da Escravidão e do Pós-Emancipação: Desafios do Passado e do Presente
4 de dezembro, 14h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia
Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento

Foto: Marc Ferrez, Coleção Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles.