Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mollier analisa relações entre imprensa e poder na França desde o Caso Dreyfus

Mollier analisa relações entre imprensa e poder na França desde o Caso Dreyfus

por Mauro Bellesa - publicado 08/03/2018 13:35 - última modificação 20/04/2018 17:47

O historiador Jean-Yves Mollier faz a conferência "Imprensa e Poder" no dia 25 de abril, às 9h30, no Auditório IEA.
Jean-Yves Mollier - 2017
O historiador francês Jean-Yves Mollier

As relações entre a imprensa e o poder político e financeiro na França desde o final do século 19 serão discutidos pelo historiador Jean-Yves Mollier, da Universidade de Versailles Saint-Quentin-em Yvelines, França, na conferência Imprensa e Poder: Do Caso Dreyfus aos Conglomerados Midiáticos, no dia 25 de abril, às 9h30, no Auditório IEA (antiga Sala do Conselho Universitário), com transmissão ao vivo pela internet [para assistir presencialmente é preciso fazer inscrição prévia].

Segundo a organizadora do evento, a professora em período sabático no IEA Marisa Midori, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, "um debate sobre o poder da imprensa, partindo de um caso emblemático na história da opinião pública francesa, o Caso Dreyfus, e se estendo para questões não menos espinhosas sobre o poder do dinheiro nas decisões midiáticas, parece muito oportuno nos tempos das redes sociais e das fake news".

Carta "J'Accuse...!", de Émile Zola
Carta aberta de Zola em defesa de Alfred Dreyfus; debate público sobre a acusação de traição do oficial judeu é o ponto de partida da conferência de Mollier

Marisa informa que Mollier, antes de falar sobre as mudanças surgidas com o aparecimento de gigantescos conglomerados que dominam a imprensa e a edição contemporâneas, tratará de outros episódios além do Caso Dreyfus, ocorridos nas três primeiras décadas do século 20, e da relação da mídia com o Estado francês dos anos 50 aos 80.

Relacionado

Outro evento com
Jean-Yves Mollier:

Quem Tem
Medo dos Livros?

Notícia

Midiateca

"Um dos casos do início do século passado é o escândalo dos 'empréstimos russos', revelado em 1918, no qual a França enviou secretamente somas vultosas em apoio à manutenção do Império Russo. Outro episódio, de 1928, é o Caso Hanau, também conhecido como 'escândalo da banqueira', sobre o envolvimento de uma importante magnata da imprensa com jogatinas financeiras e a formação de cartéis. Há, ainda, o Caso Stavisky, de 1934, que culminou em uma profunda crise político-econômica, em meio a escândalos no alto escalão da política e o assassinato misterioso do escroque Alexandre Stavisky, 'o belo Sacha'."

Conferencista

Jean-Yves Mollier é especialista em história da imprensa, do livro, da edição e das práticas de leitura na França dos séculos 19 ao 21. Segundo Marisa, a livro de Mollier "O Dinheiro e as Letras: História do Capitalismo Editorial" (publicado no Brasil em 2010) marcou toda uma geração de pesquisadores, pois "abriu um caminho novo no campo da economia do livro, ao analisar o desenvolvimento editorial da França, de 1830 a 1914, sob a ótica do mercado e do desenvolvimento do capitalismo editorial". De acordo com ela, essa perspectiva permitiu a Mollier ir além, no sentido de compreender os conglomerados midiáticos e o espaço dado às mídias impressas na sociedade contemporânea.

Além de "O Dinheiro e as Letras", há outros três livros de Mollier publicados no Brasil: "Imprensa e Poder na França do Século XX" (2014),  "Edição e Revolução: Leituras Comunistas no Brasil e na França" (organizado em parceria com Marisa Midori ) (2013) e "O Camelô: Figura Emblemática da Comunicação" (2009).


Imprensa e Poder: Do Caso Dreyfus aos Conglomerados Midiáticos
25 de abril, 9h30
Auditório IEA (antiga Sala do Conselho Universitário), rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito com inscrição prévia para participação presencial - Em francês com tradução consecutiva
Transmissão ao vivo pela internet

Mais informações: Cláudia Regina Pereira (clauregi@usp.br), telefone: (11) 3091-1686
Página do evento

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP