Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ciclo Ação e Formação do Professor inaugura atividades da Cátedra de Educação Básica

por Victor Matioli - publicado 22/02/2019 11:45 - última modificação 12/04/2019 10:23

O Ciclo Ação e Formação do Professor dará início aos trabalhos da cátedra no primeiro semestre de 2019. Serão três eventos ao todo, realizados sempre aos sábados (das 9h às 18h) para que professores ativos no sistema de de Educação Básica possam comparecer e compartilhar suas perspectivas.

Informações gerais

Inscrições encerradas

Material de divulgação:

Cartaz para impressão | WhatsApp | Facebook

Público-alvoProfessores, coordenadores pedagógicos, equipe e direção atuantes na Educação Básica e demais interessados no tema.

• Evento público e gratuito
  • Para melhor aproveitamento do conteúdo e obtenção de certificado, os interessados deverão participar dos três encontros, que ocorrerão aos sábados, das 9h às 18h.
  • 120 vagas
  • As inscrições ficarão abertas até o preenchimento total das vagas

Local:

Auditório do IEA

Rua da Biblioteca, 128 (Portaria B do prédio da Administração Central da USP), Cidade Universitária, São Paulo.

Há estacionamento gratuito no local.

Como chegar:

Metrô
A partir da Estação Butantã (Linha Amarela), é possível chegar ao IEA utilizando a linha 8012-10 - Cid. Universitária / Metrô Butantã, que sai do Terminal Metrô Butantã.

Ônibus
Linhas que chegam à USP:

• 177H-10 - Cid. Universitária / Metrô Santana
  • 701U-10 - Cid. Universitária / Metrô Santana
  • 702U-10 - Cid. Universitária / Terminal Parque D. Pedro II
  • 7181-10 - Cid. Universitária / Terminal Princesa Isabel
  • 7411-10 - Cid. Universitária / Praça da Sé
  • 7725-10 - Rio Pequeno / Terminal Lapa
  • 8012-10 - Cid. Universitária / Metrô Butantã
  • 809U-10 - Cid. Universitária / Metrô Barra Funda

O ponto mais próximo é o da Praça da Reitoria. Veja aqui o trajeto à pé.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

ATENÇÃO: A atividade de 13 de abril será no IEA-USP, Rua da Biblioteca, 128, térreo.

No primeiro semestre deste ano, o Ciclo Ação e Formação do Professor irá inaugurar as atividades da Cátedra de Educação Básica da USP, lançada no dia 21 de fevereiro. Serão três eventos ao todo, realizados sempre aos sábados (das 9h às 18h) para que professores ativos no sistema de Educação Básica possam comparecer e compartilhar suas perspectivas.

Além dos professores, coordenadores pedagógicos e membros da equipe e direção de instituições de Educação Básica compõem o público-alvo do ciclo. Serão emitidos certificados de participação para os que comparecerem a todos os encontros.

O objetivo dos eventos é criar mecanismos de enfrentamento para a fragmentação que afeta a organização da Escola Básica no Brasil. Sob a premissa de que a ação e formação dos professores pode ser um antídoto para esta realidade, os encontros abordarão temas como profissionalismo, competência, planejamento e avaliação, além de examinar experiências inovadoras na área.

Veja a programação dos três encontros:

• 1º encontro - 16 de março, das 9h às 18h

Tema: Profissionalismo e Competência

“O Professor e a Ideia de Profissionalismo” – Nílson José Machado (IEA e FE-USP)

“O Professor e suas Competências” – Lino de Macedo (IEA e IP-USP)

“A Ação do Professor como Profissional” – Luís Carlos de Menezes (IEA e IF-USP) e Elie Ghanem (FE e IEA-USP)

“Atratividade e Carreira Docente” – Carolinie Tavares (Itaú Social)

• 2º encontro - 13 de abril, das 9h às 18h

Tema: Planejamento e Avaliação

“Ação do Professor: Liberdade, Responsabilidade, Tolerância” – Luís Carlos de Menezes (IEA e IF-USP)

“Planejamento: Concepções de Conhecimento e Ações Docentes” – Nílson José Machado (IEA e FE-USP)

“Avaliação: As Ideias de Medida e Valor e o Significado dos Indicadores” – Lino de Macedo (IEA e IP-USP)