Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Inova USP e Instituto de Estudos Avançados assinam parceria

Inova USP e Instituto de Estudos Avançados assinam parceria

por Beatriz Herminio - publicado 09/05/2022 09:01 - última modificação 09/05/2022 09:01

Pelo acordo celebrado no dia 5 de maio, os projetos serão desenvolvidos por equipes interdisciplinares do IEA e de toda a USP. O espaço físico especializado será disponibilizado pelo Inova USP quando necessário.

Assinatura parceria Inova-USP e IEA

O Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (Inova USP) e o Instituto de Estudos Avançados (IEA) firmaram parceria para estimular iniciativas conjuntas por meio de uma portaria assinada no dia 5 de maio no Salão de Atos da Reitoria da USP.

No contexto de transformação da Pró-Reitoria de Pesquisa em Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, o objetivo da cooperação é oferecer espaços para que pesquisadores possam desenvolver projetos com potencial de inovação e ampliar suas conexões acadêmicas, profissionais e institucionais.

O acordo firmado teve como antecedente e prova de conceito uma iniciativa do Centro de Inteligência Artificial da USP, pela qual seus pós-doutorandos foram acolhidos pelo IEA, apontou o diretor do instituto, Guilherme Ary Plonski. Pelo acordo agora celebrado, os projetos resultantes da parceria serão desenvolvidos por equipes interdisciplinares formadas por integrantes da comunidade USP e por pesquisadores externos, vinculados ao IEA. O espaço físico especializado será disponibilizado pelo Inova USP quando necessário.

Inovação na USP entra em nova fase

Para Marcelo Zuffo, coordenador do Inova USP, a inovação deve ser feita em uma aliança de todas as áreas de conhecimento da universidade. Ele lembrou que a inclusão dos campi de Ribeirão Preto, São Carlos e Lorena já está na agenda do Inova USP. Inaugurado no final de 2017, o Centro é formado por laboratórios com foco em pesquisas interdisciplinares.

“Uma das características que mais me marca na inovação é que é um processo de cocriação. A inovação não é um processo que a universidade faz intra-alunos e exporta", afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Nussenzveig, durante a cerimônia de assinatura. Segundo ele, a inovação permite à sociedade e universidade trabalharem de forma conjunta, e é uma agenda que ainda estava pouco estruturada e atendida na USP. O tema é uma das prioridades da atual reitoria, junto à comunicação e conexão com a sociedade. “Nós estamos construindo coletivamente um processo inovador na Universidade de São Paulo."

A USP tem apostado em transformações muito importantes, declarou. A criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, no dia 3 de maio, e a incorporação da inovação na Pró-Reitoria de Pesquisa são exemplos disso.

Paulo Alberto Nussenzveig - 05/05/2022Nussenzveig acredita que a USP tem a responsabilidade de apontar caminhos a serem seguidos. Segundo ele, no setor privado há o interesse de realizar processos de inovação que promovam o bem-estar da sociedade. "Estamos estreitando a nossa relação com o setor governamental no âmbito estadual e precisamos estreitar essa relação no âmbito federal, mas não podemos simplesmente nos acomodar e esperar que o setor público resolva os problemas da sociedade. É nosso papel fazer isso", pontuou.