Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Richard Williams fala sobre a aceleração de pesquisas em inovação social

Richard Williams fala sobre a aceleração de pesquisas em inovação social

por Mauro Bellesa - publicado 07/05/2014 11:15 - última modificação 29/09/2015 22:21

Engenheiro e inovador, Richard Williams, da University of Birmingham, Reino Unido, apresentará duas histórias de inovação social em conferência no dia 12 de maio, às 15h30.
Richard Williams

Richard Williams é engenheiro e inovador, sendo responsável pela colocação em prática de inúmeros conceitos, processos e metodologias, sobretudo nas áreas de química, materiais, energia e instrumentação. Um de seus maiores interesses é a aplicação do conhecimento científico e de engenharia em benefício da sociedade, seja por meios comerciais ou por inciativas sem lucro. Ele tem trabalhado extensivamente no desenvolvimento das relações entre parceiros acadêmicos e do setor industrial na Europa, Oriente Médio, Ásia e África. Também tem interesse em projetos de engajamento público que envolvam as interfaces de arte, ciência e engenharia.

Lavagem sem Água e Outras Histórias de Inovação: Acelerando a Pesquisa em Inovação Social é o tema da conferência que Richard A. Williams, diretor do College of Engineering and Physical Sciences e um dos pro-vice-chancellors da University of Birmingham, Reino Unido, faz no dia 12 de maio, às 15h30, no IEA-USP.

Segundo Williams, há uma necessidade global de se maximizar a sustentabilidade social de alimentos, energia e água. Na conferência, ele apresentará duas histórias extraordinárias de inovação com implicações diretas no meio ambiente: "Ambas surgem da pesquisa universitária fundamental transposta para as necessidades da sociedade e apresentam inovações radicais que rompem com as práticas sociais atuais".

A primeira história a ser contada por Williams descreve a trajetória, da descoberta à comercialização, de um novo método de lavagem doméstica e industrial praticamente livre da utilização de água e com economia de energia.

A segunda refere-se a um método para o armazenamento de energia no ar líquido (resfriado a temperaturas extremamente baixas), com aplicações na propulsão de automóveis e na refrigeração. De acordo com Williams, essa pesquisa é a base de um novo e importante centro da University of Birmingham, sendo reconhecida e financiada como uma das Oito Grandes Tecnologias Britânicas.

A palestra destacará as questões relacionadas com a procura pela aplicação de ideias radicais e o papel das universidades, governo e parceiros industriais no trabalho conjunto com a finalidade de fazer inovações de ruptura comercial ganhar força na sociedade.

O evento será em inglês (com tradução simultânea) e terá apresentação de Mário Salerno, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador do Observatório da Inovação e Competitividade/NAP (OIC) do IEA. Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes, da Poli-USP e integrante do OIC, será o debatedor.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, mediante inscrição por meio de mensagem a leila.costa@usp.br. A Sala de Eventos do IEA-USP fica na Rua Praça do Relógio, 109, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização). Quem não puder comparecer poderá acompanhar o evento ao vivo pela web.

Foto: University of Birmingham