Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Instituto de Física homenageia os 70 anos de Mahir Saleh Hussein

Instituto de Física homenageia os 70 anos de Mahir Saleh Hussein

por Mauro Bellesa - publicado 27/11/2014 15:15 - última modificação 12/07/2015 23:21

Mahir S. Hussein
Mahir Saleh Hussein

O físico nuclear Mahir Saleh Hussein, do Instituto de Física (IF) da USP e professor visitante do IEA, onde coordena o Grupo de Pesquisa de Astrofísica Nuclear Não Convencional, será homenageado por ocasião de seus 70 anos, completados em 24 de novembro, com um simpósio nesta segunda-feira, 1º de dezembro, das 9 às 17h30, no IF-USP.

O evento terá a participação de onze dos pesquisadores que mais colaboraram com Hussein ao longo de sua carreira.  Um dos expositores será Alinka Lépine-Szily, do IF-USP, organizadora da homenagem. Segundo ela, "Hussein é o físico nuclear mais importante do Brasil”. Os outros expositores serão: Luiz Carlos Chamon, Rubens Lichtenthäler, Mauricio Pato e Antonio F. R. Toledo Piza, os quatro do IF-USP; Luiz Felipe Canto, da UFRJ; Paulo  Gomes, da UFF;  Brett Carlson e Tobias Frederico, ambos do ITA; Vanderlei Bagnato, do IFSC-USP; e Adam Sargeant, da Ufop.

Nascido no Iraque, Hussein foi professor de física em tempo integral na USP durante 35 anos, aposentando-se em 2007. Suas contribuições para a física nuclear são inúmeras e seus trabalhos foram publicados em vários países, em colaboração com acadêmicos de todo o mundo. São mais de 320 artigos e colaborações com mais de 300 pesquisadores durante os últimos 40 anos. Hussein também organizou diversos eventos científicos nacionais e internacionais.

O “Simpósio de Física em Homenagem ao Prof. Mahir S. Hussein”  realiza-se no Auditório Adma Jafet do IF-USP, Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Foto: Mauro Bellesa / IEA-USP