Instituto de Física promove palestra sobre Mário Schenberg
O físico Mario Schenberg, considerado por Einstein um dos cientistas mais importantes de sua época |
A vida do físico Mário Schenberg, pioneiro da física teórica no Brasil, será apresentada no colóquio Mario Schenberg, o Cientista e o Político, que acontecerá às 16 horas do dia 12 de março, no Instituto de Física (IF) da USP.
A palestra será de Dina Lida Kinoshita, professora aposentada do IF, membro da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância (sediada no IEA) e autora do livro “Mario Schenberg, o Cientista e o Político” (Editora Fundação Astrojildo Pereira).
Na biografia, Kinoshita conta a trajetória do físico, político engajado, colecionador e crítico de arte que foi Schenberg. Com ativa participação nas lutas democráticas do País, tornou-se deputado estadual constituinte pelo PCB em 1947, foi dirigente do Comitê Central deste Partido, membro do Conselho Mundial da Paz e Presidente da Sociedade Brasileira de Física. Albert Einstein o considerou um dos dez cientistas mais importantes de sua época.
O colóquio acontecerá no Auditório Auditório Abrahão de Moraes do IF, localizado na rua do Matão, travessa R, 187. Não é necessária inscrição prévia.