Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Inteligência artificial e novas formas de amor

Inteligência artificial e novas formas de amor

por Flávia Dourado - publicado 05/08/2014 15:40 - última modificação 04/02/2016 15:26

O tema será discutido no seminário de estreia do ciclo “A Vida Hoje: Amor, Arte, Política”, que acontece no dia 11 de agosto, às 15 horas, na Sala Ruy Leme da FEA.

Cartaz filme Ela

Relacionado
/ Fotos

O Amor em Tempos Tecnológicos: “Ela” na Solidão é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela, recém-criado pelo IEA, realiza no dia 11 de agosto, às 15 horas, na Sala Ruy Leme da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP. Trata-se do primeiro encontro do ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política, organizado pelo filósofo Renato Janine Ribeiro, professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do grupo.

O seminário de estreia refletirá sobre temática abordada em “Ela”, longa-metragem de

ficção científica romântico, que chegou aos cinemas no início deste ano. Dirigido por Spike Jonze, o filme conta a história de Theodore Twombly (Joaquin Phoenix), um homem solitário que se apaixona pela voz do novo e avançado sistema operacional de seu computador, chamado Samantha (Scarlett Johansson). Dotado de uma inteligência artificial intuitiva, o programa é capaz de compor uma personalidade própria, reagir e manifestar emoções.

O relacionamento amoroso entre Theodore e Samantha será o ponto de partida para discutir as interações entre o homem contemporâneo e a tecnologia e, mais especificamente, o amor na era do “pós-humano” e a expansão erótica na cultura digital.

Os expositores do encontro serão Janine; o antropólogo Massimo Canevacci, professor visitante do IEA e da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália; e a filósofa Olgária Matos, professora titular da FFLCH e coordenadora do também recém-criado Grupo de Pesquisa Humanidades e Mundo Contemporâneo, do IEA.

CICLO

O ciclo A Vida Hoje: Amor, Arte, Política englobará quatro seminários, a serem realizados de agosto a novembro. Nos próximos encontros, Janine, Canevacci e Matos, todos integrantes do Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela, debaterão as relações entre arte performativa, vida e morte; o futuro da política no contexto atual de profundas transformações nas relações pessoais; e o abandono do pensamento metafórico em favor da linguagem literal.

O seminário é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela internet. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail sedini@usp.br. A FEA-USP fica na Avenida Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo, SP (mapa).