Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Intercontinental Academia começa nesta sexta, 17 de abril

Intercontinental Academia começa nesta sexta, 17 de abril

por Fernanda Rezende - publicado 17/04/2015 12:35 - última modificação 19/02/2016 15:07

Começa hoje, às 19h, a Intercontinental Academia (ICA), evento científico organizado pelo IEA e pelo Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya, Japão, no âmbito da rede internacional University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias).

A cerimônia de abertura, fechada para convidados, será na Faculdade de Medicina da USP e terá participação de Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação e membro do comitê científico do IEA para a ICA. Também fazem parte da mesa de abertura o pró-reitor de pesquisa da USP, José Eduardo Krieger, o diretor do IEA, Martin Grossmann, o presidente do CNPq, Hernan Chaimovich, e o representante da Universidade de Nagoya, Dapeng Cai. A cerimônia, assim como as demais conferências, será transmitida ao vivo no site do IEA e da ICA.

Este é o primeiro encontro de imersão da ICA e acontece de 17 a 30 de abril de 2015. O segundo será em Nagoya, de 7 a 18 de março de 2016. O projeto irá reunir 13 jovens pesquisadores de diferentes nacionalidades e áreas do conhecimento para desenvolver estudos sobre o tema “tempo”, produzindo, ao final, o conteúdo para um Massive Open Online Course – MOOC (curso virtual, gratuito e de nível superior). A orientação da pesquisa ficará a cargo de um comitê científico sênior e dos 17 conferencistas que falarão sobre diferentes aspectos do “tempo”.

Durante a ICA também se discutirão novas formas de produzir conhecimento. Com seu formato singular, será um laboratório para futuros trabalhos colaborativos em universidades e para a criação de um novo modelo de academia.

Além do desenvolvimento do MOOC, a programação em São Paulo inclui um dia inteiro de debate sobre o ensino superior. No período da manhã de 24 de abril, haverá um workshop sobre a universidade do futuro comandado pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, membro do comitê científico do IEA para a ICA. À tarde, a discussão é sobre o futuro das universidades, e reunirá reitores e expoentes na pesquisa sobre educação superior, com mediação da jornalista especializada em educação Sabine Righetti, do jornal Folha de S. Paulo.

Visite o site da Intercontinental Academia e conheça a programação.