Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discute estratégias de intervenção política para a governança ambiental

por Flávia Dourado - publicado 06/03/2015 17:05 - última modificação 11/08/2015 16:54

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do IEA, o evento acontece do dia 23 a 27 de março, as 9 às 18 horas.

Mudanças Ambientais Globais, Planejamento e Políticas Públicas é o tema do seminário que o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do IEA realiza do dia 23 a 27 de março, das 9 às 18 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

O encontro abordará potencialidades e desafios de intervenções políticas voltadas para a governança ambiental e o planejamento territorial, com foco na participação da sociedade civil, nas intervenções políticas subsidiadas por pesquisas científicas e nas tensões entre atores governamentais e não governamentais no processo de tomada de decisões.

Os três primeiros dias do encontro serão dedicados a exposições, debates e grupos de trabalho sobre os três eixos de discussão: mudanças ambientais; participação e planejamento; e políticas públicas. No quarto dia, o Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade apresentará as atividades acadêmicas que vem desenvolvendo no IEA. No último dia, os grupos de trabalho temáticos se reunirão em oficinas de pesquisas interdisciplinares com a participação de docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. Mais informações sobre a programação do evento podem ser obtidas aqui.

Entre os expositores estão membros do Grupo de Pesquisa, professores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e integrantes do Grupo de Trabajo Cambio Ambiental Global, Cambio Climático, Movimientos Sociales y Políticas Públicas do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso).

A organização geral está a cargo de Neli Aparecida de Mello-Thery, professora da EACH e coordenadora do Grupo de Pesquisa; Vivian Urquidi, professora da EACH e do Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina (Prolam); e Suzana Lourenço e Luciana Borges, ambas doutorandas em geografia pelo Departamento de Geografia (DG) da USP.

O seminário é realizado com o apoio do Laboratório de Geografia Política (GeoPo), do Prolam, do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) e do DG, todos da USP; além do Clacso.

Interessados em participar do seminário devem se inscrever pelo e-mail clauregi@usp.br.

Mudanças Ambientais Globais, Planejamento e Políticas Públicas
23 a 27 de março, das 9 às 18 horas
Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição – Transmissão ao vivo pela web