Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Invasões francesas são tema de abertura de colóquio

Invasões francesas são tema de abertura de colóquio

por Sandra Codo - publicado 14/02/2009 23:00 - última modificação 26/10/2015 09:40

O primeiro seminário do colóquio "Cinco Séculos de Presença Francesa no Brasil" será realizado no dia 25 de março, no Centro Universitário Maria Antonia. O tema do seminário é “Invasões Francesas” e terá o professor de literatura francesa Frank Lestringant e a antropóloga Beatriz Perrone-Moisés como conferencistas.

O professor de literatura francesa Frank Lestringant, da Universidade de Paris IV-Sorbonne, e a antropóloga Beatriz Perrone-Moisés, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, são os expositores do seminário "Invasões Francesas", que acontece no dia 25 de março, às 18h30, no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonio, 294, São Paulo).

lestringant.jpg
Frank Lestringant

Trata-se do primeiro seminário do colóquio "Cinco Séculos de Presença Francesa no Brasil", realização do Núcleo de Pesquisa Brasil-França (Nupebraf), com apoio de duas instituições francesas: o Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain da Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales e a Maison de Sciences d l'Homme. O ciclo integra a programação oficial do "Ano da França no Brasil".

O tema de Frank Lestringant será "A França Antártica: o Brasil de Montaigne". Ele falará em francês, mas o público receberá cópia do texto da conferência em português. Beatriz Perrone-Moisés falará sobre "A França Equinocial: os Intérpretes". A coordenação será de Regina Salgado Campos, da FFLCH-USP e do Nupebraf. A abertura do seminário terá a participação de César Ades, diretor do IEA, e Leyla Perrone-Moisés, coordenadora do Nupebraf e professora emérita da FFLCH-USP.

O Colóquio terá mais sete seminários durante o ano, com os temas "A 'Missão' Artística Francesa de 1816", "O Século 19: um Imenso Galicismo", "Vanguardas do Século 20", "A Cultura Francesa em 2009: sua Imagem, seu Futuro", "Cinema e Fotografia", "Literatura" e "Arte e Arquitetura".

logofrancanobrasil.jpgO Ano da França no Brasil é organizado por: no Brasil, Comissariado Geral Brasileiro, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores; na França, Comissariado Geral Francês, Ministério das Relações Exteriores e Européias, Ministério da Cultura e da Comunicação e Culturesfrance.

ASSISTA AO VÍDEO DO EVENTO AQUI