Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IV Seminário do Ciência Web discute iniciativas da sociedade pela educação

IV Seminário do Ciência Web discute iniciativas da sociedade pela educação

por Thais Cardoso - publicado 30/04/2015 16:45 - última modificação 11/08/2015 17:15

logo_materias.jpgAté que ponto a interferência do poder público é necessária para melhorar a qualidade da educação brasileira? Será que a sociedade civil pode se mobilizar de alguma forma para mudar a realidade das escolas públicas? Para responder a essas questões, a Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web, um projeto do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, realiza no dia 13 de maio, em São Carlos, o IV Seminário do Ciência Web.

Com o tema “Iniciativas da Sociedade Civil e do Terceiro Setor pela Educação”, o evento terá palestras sobre ações que estão transformando a realidade de várias escolas e estudantes em diferentes localidades do País. Entre os palestrantes, estão representantes do Banco Santander, do Instituto Inova, da Associação Parceiros da Educação e do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), gerenciado pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Haverá ainda uma mesa redonda para mostrar o papel das fundações na qualidade da educação. Participam da mesa representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que possui um programa específico para apoiar pesquisas realizadas em escolas e que busquem experiências pedagógicas inovadoras; da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto (Faperp), que desenvolve ações de complementação educacional e ainda administra uma escola de ensino infantil e um centro de ciências; e da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), responsável pela administração de nove unidades escolares de ensinos fundamental, médio, técnico e cursinho pré-vestibular.

O IV Seminário do Ciência Web será realizado no auditório do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, na Rua Nove de Julho, 1227, Centro, em São Carlos (SP). O evento é voltado a gestores municipais, diretores, coordenadores e professores de escolas públicas, estudantes universitários e outros interessados em temas relacionados ao ensino público. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.cienciaweb.com.br/IVseminario. Mais informações pelo e-mail agenciacienciaweb@gmail.com ou pelo telefone (16) 3373 8016.

Sobre o Ciência Web

A Agência Multimídia de Difusão Científica e Educacional Ciência Web é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP que se propõe a despertar o interesse de alunos de escolas públicas por ciências e pelas carreiras científicas. Criada em 2007, é mantida por convênios com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Toda a produção de conteúdo do Portal Ciência Web (www.cienciaweb.com.br), que inclui vídeos, jogos e matérias jornalísticas, é feita por alunos de ensino médio de escolas públicas da rede estadual e de universidades de São Carlos e região.