Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Jeffrey Lesser, professor visitante do IEA, lança "A Invenção da Brasilidade"

Jeffrey Lesser, professor visitante do IEA, lança "A Invenção da Brasilidade"

por Fernanda Rezende - publicado 24/11/2015 16:45 - última modificação 26/07/2016 14:52

Pesquisador americano propõe nova interpretação sobre o sentido de brasilidade, ao mostrar como imigração, etnicidade e identidade nacional estão interligadas a ponto de serem indissociáveis. Lançamento acontece dia 26 de novembro, às 19h, na Livraria Martins Fontes Paulista.

Da Editora Unesp

Capa do livro "A invenção da brasilidade"
Capa do livro de Lesser

No momento em que se faz necessário atualizar os conhecimentos sobre a formação da identidade nacional e a questão étnica no Brasil, chega às livrarias um trabalho de fôlego que examina o assunto desde uma perspectiva holística inovadora. Em "A Invenção da Brasilidade", lançamento da Editora Unesp, o brasilianista Jeffrey Lesser trata a imigração como uma narrativa única desde o período colonial e não como uma sucessão de capítulos separados em que cada grupo apresentaria uma história própria e específica.

Lesser igualmente escapa de uma visão regionalista da história e demonstra como a identidade nacional é dinamicamente construída, sem nunca se fixar em uma imagem única ou estática. Com isso, e utilizando as ferramentas tanto da pesquisa histórica quanto da etnografia antropológica, acaba ampliando as possibilidades de compreensão das concepções mais comuns sobre o nosso passado e provoca indagações sobre a forma com que a “brasilidade” é construída.

Publicado originalmente nos Estados Unidos e resultado de uma rígida pesquisa acadêmica, "A Invenção da Brasilidade" foi adaptado para atingir um público mais amplo com interesses nos grandes temas da América Latina. Lesser mergulha na complexidade da realidade brasileira, buscando mais as semelhanças do que as diferenças entre os grupos sociais. Como o próprio autor ressalta, investiga-se como o Brasil condiciona as identidades oriundas de lugares distintos, como “imigrantes de lugares tão diferentes quanto Japão, Império Otomano e Europa Central se relacionam com o Brasil de maneiras semelhantes, a despeito de suas diferentes origens”.

Dessa maneira, fornece informações, interpretações e abordagens que propiciam um entendimento mais abrangente sobre o significado de nossa mestiçagem, buscando nas relações das múltiplas identidades brasileiras as tensões que muitas vezes se manifestam na forma de preconceito ou racismo. Salientando que nenhum dos grupos sai ileso destas trocas culturais, econômicas e políticas, este estrangeiro do norte nos mostra que, afinal, “o Brasil não se tornou nacional ou culturalmente homogêneo, mas ser brasileiro se tornou algo distinto”.

O autor

Jeffrey Lesser ocupa a Cátedra de Estudos Brasileiros na Universidade Emory, em Atlanta, Estados Unidos, e é professor visitante do IEA. É autor de muitos livros publicados no Brasil, incluindo três premiados internacionalmente: "Uma Diáspora Descontente: Os Nipo-Brasileiros e os Significados da Militância Étnica, 1960-1980" (Paz e Terra, 2008), "A Negociação da Identidade Nacional: Imigrantes, Minorias e a Luta pela Etnicidade no Brasil", (Editora Unesp, 2001) e "O Brasil e a Questão Judaica: Imigração, Diplomacia e Preconceito" (Imago Editora, 1995).


Bate-papo com o autor 
26 de novembro, às 19h
Livraria Martins Fontes Paulista, avenida Paulista, 509, Espaço das Artes
Estacionamentos conveniados (desconto): rua Manuel da Nóbrega, 88 e 95