João Palermo Neto recebe prêmio na área de avicultura
Nilson Oliveira (à esq.), João Palermo Neto (centro) e Marcos Macari (à dir.) na cerimônia de entrega do Prêmio Facta |
João Palermo Neto, conselheiro do IEA, é o vencedor do Prêmio Facta - Mérito Técnico e Científico 2014. Concedido anualmente pela Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), o prêmio homenageia profissionais que deram contribuições de destaque para o desenvolvimento da avicultura no Brasil.
Graduado em Medicina Veterinária pela USP, Palermo fez mestrado e doutorado em Farmacologia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atualmente, é professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e assessor de uma série de instituições, entre as quais o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), a Agência Brasileira de Inovação (Finep), e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), de Minas Gerais (Fapemig), do Rio de Janeiro (Faperj) e do Rio Grande do Sul (Fapergs). O pesquisador desenvolve estudos na área de farmacologia, com ênfase em neuropsicofarmacologia e foco nos temas: SNC, neuroinomodulação, imunidade inata, estresse e fármacos.
A cerimônia de premiação aconteceu durante a edição deste ano da Conferência Facta, evento tradicional da avicultura brasileira, realizado de 18 a 20 de agosto, em Atibaia (SP).
Foto: Avisite