Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Homenagem ao arquiteto e ex-secretário de São Paulo Jorge Wilheim

Homenagem ao arquiteto e ex-secretário de São Paulo Jorge Wilheim

por Flávia Dourado - publicado 14/02/2014 16:30 - última modificação 25/02/2014 14:33

Considerado um dos mais importantes urbanistas brasileiros, Wilheim projetou grandes obras da cidade de São Paulo, como a reurbanização do Vale do Anhangabaú e do Pátio do Colégio.
Jorge Wilheim
Jorge Wilheim (1928-2014)

O arquiteto Jorge Wilheim morreu na sexta-feira, dia 14 de fevereiro, em São Paulo, aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde dezembro de 2013, depois de sofrer um acidente de carro.

Considerado um dos mais importantes urbanistas brasileiros, Wilheim foi responsável por grandes obras da cidade de São Paulo, como a reurbanização do Vale do Anhangabaú e do Pátio do Colégio. É dele, também, o projeto do Parque Anhembi, da sede do Clube Hebraica, do Serviço Social das Indústrias (Sesi) - Vila Leopoldina, do centro de diagnósticos Albert Einstein, do Jockey Club São Paulo, da sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Galeria Ouro Fino, do Shopping Center 3, entre outros.

Graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, ao longo de sua carreira Wilheim assinou planos diretores de diversas cidades brasileiras, entre elas Curitiba (Paraná), Joinville (Santa Catarina), Natal (Rio Grande do Norte), e Osasco, Campos do Jordão e Campinas (São Paulo).

O arquiteto atuou, ainda, como administrador público. Foi secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo (1975-79); secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (1987-1991); e secretário de Planejamento do Município de São Paulo (2001-2004). Entre as medidas que tomou durante sua trajetória política estão a criação do Procom, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e do passe do trabalhador, atualmente conhecido como Vale-Transporte, além da proposição do uso do álcool combustível misturado à gasolina como estratégia para poupar energia, que mais tarde daria origem ao Programa Proálcool.

No IEA, Jorge Wilheim participou de inúmeras atividades, entre as quais se destaca a conferência do mês A cidade e a Transição Traumática da História, realizada em 1999. Também contribuiu com o número 79 da revista "Estudos Avançados", publicada em 2013. É dele o artigo "Mobilidade Urbana: Um Desafio Paulistano", que compõe o dossiê sobre transporte público da edição.

Leia, também, texto do Fórum Permanente: Jorge Wilheim: homem da cidade, da cultura e da vida

registrado em: , , ,