Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro trata do papel da engenharia popular no empoderamento e sustentabilidade de comunidades

por Mauro Bellesa - publicado 17/07/2018 11:00 - última modificação 25/07/2018 10:52

No dia 14 de agosto, das 9 às 18h, realiza-se a "Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades", organizada pelo Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia.
Cisterna
Construção de cisterna de placa (alvenaria) no norte de Minas Gerais

Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado por um grupo popular, mas também a gradativa construção de uma ordem sociotécnica para maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade.

Para apresentar e discutir essa prática, o Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia realiza, nos dias 14 e 15 de agosto, no IEA, a Jornada Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidade.

O encontro terá a participação de pesquisadores de várias universidades brasileiras e da Universidade Nacional da Colômbia, representantes de movimentos sociais e profissionais de engenharia (v. programação). O evento é público e gratuito, mas requer inscrição prévia. Para assisti-lo ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.

De acordo com os pesquisadores, o movimentou surgiu no início dos anos 2000 a partir da conjugação de três tradições: a economia solidária, a tecnologia social e a extensão universitária. Uma das experiências de EP a serem debatidas na jornada é a atuação da Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (Repos).

"A EP pressupõe necessariamente processos e metodologias que assegurem tanto o resgate ou a escuta dos saberes, valores, perspectivas e estéticas dos grupos populares com os quais o profissional trabalha quanto a incorporação desses aspectos na elaboração da solução técnica", explicam os organizadores.

A jornada dará ênfase a quatros aspectos:

• a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais;
  • a caracterização da EP, de acordo com a forma que a Repos a desenvolve;
  • a problematização desse tipo de atuação popular da engenharia a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar;
  • a enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.

Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Oportunidades
14 e 15 de agosto, das 9 às 18h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia