Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA realiza jornada sobre as influências de pesquisadores franceses na USP

IEA realiza jornada sobre as influências de pesquisadores franceses na USP

por Vinícius Sayão - publicado 14/11/2017 18:45 - última modificação 23/11/2017 10:10

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Brasil-França e pelo Institut des Amériques, o evento trará mesas sobre medicina e biologia, ciências exatas e experimentais e ciências humanas e sociais

Em 1934, a Universidade de São Paulo foi criada a partir da união da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) -- fundada naquele momento -- com a Escola Politécnica de São Paulo, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Direito e a Faculdade de Farmácia e Odontologia. Os primeiros anos de formação da USP sofreram grande influência de pesquisadores franceses, a qual será apresentada no dia 27 de novembro, às 9h, na Jornada Franco-Brasileira. Para participar, é necessária inscrição prévia.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa Brasil-França do IEA e pelo Institut des Amériques, o evento trará duas mesas: medicina e pesquisa biomédica; e ciências humanas e sociais. Além do legado do período inicial, serão apresentados também experiências posteriores e atuais. Uma das mesas abordará a presença francesa na FFCL, como foi o caso do professor Roger Bastide e do geógrafo Pierre Monbeig, ambos figuras importantes na fundação da Faculdade.

Outro exemplo de como a relação Brasil-França será apresentada está na fala do médico Jorge Kalil sobre ciência médica e pesquisa biomédica. Professor da Faculdade de Medicina da USP, ele irá relatar sua experiência durante passagem pelo Instituto de Doenças do Sangue do Hospital Saint Louis, em Paris, no qual realizou sua pesquisa de doutorado sob orientação de Jean Dausset, prêmio Nobel de Medicina. Kalil também irá apresentar o contexto em que surgiu a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, fazendo do Brasil o segundo país em números de transplantes no mundo. Outra influência importante da ciência francesa no Brasil foi a criação do Instituto Pasteur em São Paulo, com o qual houve intenso intercâmbio durante seus quase 120 anos, culminando na instalação da representação do Instituto Pasteur na USP. Esse intercâmbio, também influenciou na criação do Instituto Butantan, do qual Kalil foi diretor.

Nesta ocasião, o IEA e o Institut des Amériques assinarão um acordo de cooperação, que pretende estabelecer canais de comunicação, trocas de conhecimentos científicos e culturais, além de estimular as atividades de pesquisa e formação. A idealização de projetos de pesquisa em comum e a facilitação do intercâmbio entre pesquisadores, doutorandos e pós-doutorandos também estão entre os objetivos do convênio.

Confira a programação abaixo e a folha de resumos na página do evento:

Jornada Franco-Brasileira
27 de novembro, às 9h
Sala de Eventos do IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5° andar, Butantã, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Inscrição via formulário
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone: (11) 3091-1678