Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Jornada latino-americana discute arte e crítica cultural

Jornada latino-americana discute arte e crítica cultural

por Sandra Codo - publicado 25/08/2011 00:00 - última modificação 28/03/2013 16:29

A "Jornada sobre América Latina: Abordagens de Arte e Crítica Cultural" terá conferência do filósofo e sociólogo Jacques Leenhard sobre "A Ideia do Museu das Américas: Um Projeto de Antropologia Ativa de Eduard Glissant". O evento acontece no dia 27 de setembro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A conferência "A Ideia do Museu das Américas: Um Projeto de Antropologia Ativa de Eduard Glissant", do filósofo e sociólogo Jacques Leenhard, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, da França, abre a "Jornada sobre América Latina: Abordagens de Arte e Crítica Cultural", que se realiza no dia 27 de setembro, a partir das 10h, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

A análise de Leenhard partirá da concepção e realização do Museu Martiniquês das Artes da América pelo filósofo e antropólogo Edouard Glissant, da Martinica. Leenhardt discutirá a metodologia e a peculiaridade da proposta, procurando valorizar sua concepção renovadora da identidade cultural do continente, examinado a partir do ponto de vista do encontro de culturas.

Na mesa-redonda "Novas Leituras sobre Arte e Crítica Cultural" destacam-se vários aspectos em que se manifestam novas abordagens da produção artística latino-americana, com os olhares concentrando-se nas conexões entre os artistas do continente, na produção das mulheres, nos temas de bienais e nos monumentos escultóricos das cidades de São Paulo e Buenos Aires. Os expositores serão Mariza Bertoli, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), Hélcio Magalhães, do Sesc-SP, Cláudia Fazzolari, da ABCA, e Lisbeth Rebollo Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) e da ECA.

A partir final da jornada será a conferência "A Arte Subterrânea na América Latina nos Anos 1960-70", de Cristina Freire, do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. Ela tratará da produção de artistas do Brasil, Argentina, Uruguai e Chile durante as ditaduras vividas pelos quatro países.

O evento é organizado pelo Prolam e pela ABCA, com apoio do IEA e da ECA. A coordenação é de Maria Cristina Cacciamali (FEA e Prolam-USP) e Lisbeth Rebollo Gonçalves (ECA e Prolam-USP).

10h Abertura
Maria Cristina Cacciamali (Prolam e FEA) e Lisbeth Rebollo Gonçalves (Prolam e ECA)
10h30 Conferência
A IDEIA DO MUSEU DAS AMÉRICAS: UM PROJETO DE ANTROPOLOGIA ATIVA DE EDUARD GLISSANT