Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário compara situação de jovens em Medellín e São Paulo

Seminário compara situação de jovens em Medellín e São Paulo

por Mauro Bellesa - publicado 23/11/2016 15:20 - última modificação 08/12/2016 17:46

"Jovens, Violência e Acordo de Paz: Dilemas da Colômbia e da América Latina na Atualidade - Lições Aprendidas" é o encontro que acontece no dia 2 de dezembro, às 14h, no IEA.

Pesquisadores da Colômbia e do Brasil reúnem-se no dia 2 de dezembro, às 14h, no IEA, para a troca de informações sobre a situação dos jovens nas cidades de Medellín e São Paulo. Chamado Jovens, Violência e Acordo de Paz: Dilemas da Colômbia e da América Latina na Atualidade - Lições Aprendidas, o encontro terá como expositor Sérgio Cristancho Marulanda, da Universidade de Antioquia, Colômbia, e será transmitido ao vivo pela internet.

Os debatedores serão três pesquisadores da USP: Maria Fernanda Tourinho Peres, da Faculdade de Medicina e do Núcleo de Estudos da Violência (NEV); Bruno Paes Manso, também do NEV; e Helena Ribeiro, da Faculdade de Saúde Pública (FSP).

O interesse em conhecer melhor a experiência colombiana deve-se à situação peculiar do país, que enfrenta dilemas cruciais para a inclusão dos jovens que estavam envolvidos com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e com o tráfico de drogas, ao mesmo tempo que apresenta experiências de intervenções urbanas que contribuíram fortemente para a redução da violência, sobretudo na cidade de Medellín.

Segundo os organizadores, o encontro será uma oportunidade "extremamente proveitosa para o avanço do conhecimento e para a busca de alternativas e intervenções com maior chance de sucesso, além de propiciar um espaço importante para refletir sobre o tema numa perspectiva latino-americana".

O evento é gratuito, aberto ao público e não requer inscrição. A organização é do projeto USP Cidades Globais do IEA e do Programa de Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Lições Aprendidas

2 de dezembro, 14h
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento em espanhol (sem tradução), gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição
Transmissão ao vivo pela internet
Mais informações: com Cláudia Regina Pereira, clauregi@usp.br, telefone (11) 3091-1686.