Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Jurimetria, uma moderna ferramenta para instituições jurídicas

Jurimetria, uma moderna ferramenta para instituições jurídicas

por Sylvia Miguel - publicado 10/05/2017 11:40 - última modificação 18/05/2017 10:10

Técnica quantifica riscos e pode ajudar na elaboração de leis mais aderentes à realidade social
Jurimetria

A utilização de técnicas matemáticas em ciências humanas não é nova e tal simbiose tem resultado em ferramentas poderosas, como é o caso da jurimetria. O termo, introduzido no vocabulário jurídico pelo norte-americano Lee Loevinger em 1949, é a fusão do direito com a estatística. A técnica tem evoluído graças às tecnologias digitais e já é utilizada em juizados e tribunais brasileiros. Proporciona a possibilidade de mensurar fatos jurídicos, além de apontar probabilidades para o planejamento na advocacia e na elaboração de leis.

O tema será debatido no encontro Jurimetria, que acontece no dia 25 de maio, das 10h às 12h, na Sala de Eventos do IEA. Gratuito e aberto ao público, o debate terá transmissão ao vivo online. Para participações presenciais é necessário se inscrever por este formulário.

“Sob uma ótica diferente, e inserida em uma sociedade altamente informatizada, a jurimetria trata, atualmente, de utilizar os dados jurídicos à disposição como fonte de decisões. Não se trata meramente de fazer um tratamento numérico desses dados por si só, mas, principalmente, estudar meios de utilizá-los para conseguir, de um lado, intuir estratégias para disputas jurídicas e, de outro, criar políticas públicas que visem ao bem-estar social”, afirma o coordenador do encontro, professor Flavio Ulhoa Coelho, do Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME) e um dos integrantes do Programa Ano Sabático do IEA em 2016.

O advogado e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Marcelo Guedes Nunes, irá expor o tema, que foi objeto de seu doutorado em 2012 e se transformou no livro “Jurimetria – Como a estatística pode reinventar o direito” (Thompson Reuters/ Editora dos Tribunais, 2016).

Defensor da generalização da jurimetria e da criação de uma nova disciplina do direito voltada a essa prática, Nunes entende que a ferramenta pode ajudar a sociedade na medida em que auxilia na elaboração de leis mais aderentes à realidade social, desenvolvendo instituições jurídicas mais justas e voltadas às aspirações políticas da sociedade.

Jurimetria
25  de maio, das 10h às 12h
Sala de Eventos do IEA - Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com transmissão ao vivo pela internet