Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / José Eduardo Krieger é o novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

José Eduardo Krieger é o novo membro do Conselho Deliberativo do IEA

por Letícia Martins Tanaka - publicado 23/03/2021 11:05 - última modificação 23/03/2021 11:05

Krieger ocupará a vaga do sociólogo Sérgio Adorno, que deixa o conselho após 4 anos

O cardiologista José Eduardo Krieger, professor da Faculdade de Medicina (FMUSP) , foi indicado pelos membros do Conselho Universitário (CO) para ser o novo membro do Conselho Deliberativo (CD) do IEA-USP. Krieger ocupará a vaga de Sérgio Adorno, editor da revista “Estudos Avançados” e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH), que deixa o conselho após 4 anos.

José Eduardo Krieger - Perfil
José Eduardo Krieger

O novo conselheiro foi Pró-Reitor de Pesquisa da USP de 2014 a 2018. Desde 1990, atua no Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP, onde é professor titular de genética e medicina molecular. Ele também dirige o Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Krieger graduou-se em 1984, na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), e realizou seu doutorado em fisiologia na Medical College of Wisconsin, no ano de 1998. Tem dois títulos de pós-doutor em ciências biológicas, realizados na Universidade de Harvard (1990) e Universidade de Stanford (1992). Em 1996, tornou-se livre-docente na Faculdade de Medicina da USP. É membro regular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), que presidiu.

Suas pesquisas são focadas na identificação de marcadores moleculares associados a doenças cardiovasculares e no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para a regeneração cardíaca. Já publicou em 343 revistas indexadas e é membro do corpo editorial das revistas Clinical Science e Current Hypertension Reports, além de atuar como revisor de outros 15 periódicos nacionais e internacionais.

“A experiência do relacionamento com o professor Krieger nos dá certeza que a sua presença no Conselho Deliberativo contribuirá sobremaneira para a permanente inovação no Instituto. A exemplo do que ocorreu durante a sua gestão na Pró-Reitoria de Pesquisa, quando criamos conjuntamente duas iniciativas relevantes que beneficiam a USP como um todo – o Programa de Sabáticos e a série Workshops Estratégicos”, avalia Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA.