Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Lançado documentário sobre a primeira fase da Intercontinental Academia

Lançado documentário sobre a primeira fase da Intercontinental Academia

por Fernanda Rezende - publicado 12/04/2016 16:10 - última modificação 14/04/2016 10:24

Filme com 12 minutos de duração foi dirigido por Rafael Urban e Larissa Figueiredo.

A primeira edição da Intercontinental Academia (ICA) foi acompanhada de perto por um grupo de relatores audiovisuais. O resultado do trabalho realizado na primeira fase do projeto, de 17 a 29 de abril de 2015 em São Paulo, já pode ser visto em um documentário com 12 minutos de duração. Assista:

Dirigido por Rafael Urban e Larissa Figueiredo, com edição de João Menna Barreto e direção de fotografia de Jessica Candal Sato, o filme sintetiza o espírito e as atividades da ICA. Durante 12 dias, os quatro cineastas acompanharam a programação acadêmica, social e cultural, e entrevistaram os idealizadores do projeto.

A segunda fase da ICA, que aconteceu em março deste ano em Nagoya, Japão, também renderá um documentário. A produção está a cargo de três outros relatores audiovisuais que viajaram até lá para acompanhar as atividades: Alexandre Rogoski, João Castelo Branco e Renata Corrêa. O filme da fase Nagoya será lançado em breve.

A Intercontinental Academia é um programa da University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), rede que reúne 36 institutos de estudos avançados de universidades de todos os continentes. O IEA-USP e o Instituto para a Pesquisa Avançada (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya foram os responsáveis pela primeira edição, que reuniu 13 jovens pesquisadores para estudar o tema "tempo".