Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Livro traz visões sobre o impacto das tendências internacionais no Brasil

Livro traz visões sobre o impacto das tendências internacionais no Brasil

por Mauro Bellesa - publicado 17/05/2018 12:15 - última modificação 18/05/2018 11:27

No dia 21 de maio, às 9h, acontece o lançamento do livro "Brasil nas Ondas do Mundo", lançamento das editoras da Universidade de Coimbra e da UFCG.

Capa do livro "Brasil nas Ondas do Mundo"Um conjunto de análises de autores brasileiros e portugueses sobre as grandes tendências globais e seus impactos no Brasil está reunido no livro "Brasil nas Ondas do Mundo", que será lançado em seminário no dia 21 de maio, às 9h, no IEA, com transmissão ao vivo pela internet. [Baixe a obra aqui, gratuitamente, em formato PDF.]

Promovido pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) e pelo IEA, o evento terá cinco pesquisadores envolvidos com a produção do livro: o organizador do volume e autor de um de seus artigos, Álvaro Vasconcelos, diretor geral do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais de Lisboa (IEEI); a coordenadora científica da coleção Euro-Atlântico: Espaço de Diálogos, Isabel Maria Freitas Valente, professora da Universidade de Coimbra; e três professores da USP autores de textos da obra: Pedro Dallari, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP e coordenador do Centro Ibero-americano (Ciba) da Universidade; Renato Janine Ribeiro, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, professor honorário do IEA e ex-ministro da Educação; e Feliciano de Sá Guimarães, do IRI-USP.

Os seis artigos do livro estão divididos em três eixos temáticos:

• "Tendências Globais num Mundo em Transição", com colaborações de Álvaro Vasconcelos e Pedro Dallari;
  • "O Empoderamento dos Cidadãos", com artigo de Renato Janine Ribeiro;
  • "A Governança Global num Mundo Policêntrico", com textos de Feliciano de Sá Guimarães, Gelson Fonseca Jr., diretor do Centro de História e Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão, e Lucaz Ferraz, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Varga.

Publicado pela Imprensa da Universidade de Coimbra e pela Editora da UFCG, "Brasil nas Ondas do Mundo" inaugura a coleção Euro-Atlântico: Espaço de Diálogos, uma iniciativa do Grupo do Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20 da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande.

A coleção destina-se à publicação de textos e documentos originais com caráter interdisciplinar de interesse de Portugal, Brasil e Europa, especialmente nas áreas de história, relações internacionais, ciência política e direito. A coordenação científica é de Isabel Maria Freitas Valente, do CEIS20, e Iranilson Buriti de Oliveira, da UFCG.

Lançamento do livro "Brasil nas Ondas do Mundo"
21 de maio, 9h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição