Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Olavo Setubal lança coleção de livros sobre as atividades dos primeiros 5 anos

por Mauro Bellesa - publicado 27/04/2022 11:55 - última modificação 05/05/2022 09:16

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência lançará no dia 6 de maio o conjunto de livros sobre as atividades realizadas de 2016 a 2020.

Conjunto de livros da Cátedra Olavo SetubalCátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência lança no dia 6 de maio, às 14h, as versões impressa e digital do conjunto de livros sobre as atividades realizadas no primeiro quinquênio de seu funcionamento, que teve como titulares Sérgio Paulo Rouanet (2016), Ricardo Ohtake (2017), Eliana Sousa Silva (2018) e a dupla Helena NaderPaulo Herkenhoff (2019). Na ocasião, será anunciada a nova catedrática, que substituirá o atual titular Néstor García Canclini.

O evento acontecerá no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo). Devido às restrições da pandemia e à capacidade do auditório, a participação está limitada a 100 pessoas, que deverão fazer inscrição previa. Será preciso usar máscara e apresentar na entrada o passaporte de vacinação contra a Covid-19. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

As conferências, seminários e mesas-redondas dos primeiros cinco anos da cátedra contaram com cerca de 130 convidados, incluindo gestores culturais, artistas, cientistas, pensadores, ativistas e lideranças indígenas.

Os organizadores dos volumes são Martin Grossmann, Ana Paula Sousa e Liliana Sousa e Silva (volume 4). Liliana também responde pelo produção editorial. O projeto gráfico e as capas são de Gilberto Mariotti e Julia Masagão.

A tiragem dos livros 1, 2 e 3 é de 500 exemplares e a do livro 4 (com dois volumes) é de 700 exemplares. Não haverá venda da edição impressa. Os volumes serão distribuídos a todos os participantes das atividades, gestores da USP e do Itaú Cultural, parceiros, instituições culturais e bibliotecas da Universidade. O público em geral terá acesso gratuito à versão digital da coleção no Portal de Livros Abertos da USP.

Capa do volume ""De Kant a Machado de Assis: Reflexões sobre a Modernidade no Brasil"

do lançamento

Catedráticos e paraninfos

• Sérgio Paulo Rouanet - Paraninfo: Alfredo Bosi (in memoriam);
  • Ricardo Ohtake - Paraninfa: Lilia Schwarcz (a confirmar)
  • Eliana Sousa Silva - Paraninfa: Helena Katz
  • Helena Nader e Paulo Herkenhoff - Paraninfos (respectivamente): Regina Pekelmann Markus e Luiz Chrysóstomo de Oliveira Filho;
  • Néstor García Canclini - Paraninfo: José Teixeira Coelho Netto (a confirmar)

Itaú Cultural

• Luciana Modé
  • Neca Setúbal (a confirmar)

IEA

• Guilherme Ary Plonski, diretor

USP

• Vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda

Cátedra

• Martin Grossmann (coordenador acadêmico)
  • Liliana Sousa Silva (coordenadora executiva)

O livro 1, "De Kant a Machado de Assis: Reflexões sobre a Modernidade no Brasil", traz o conteúdo dos cinco encontros coordenados pelo sociólogo e filósofo Sérgio Paulo Rouanet entre maio de 2016 e março de 2017, dos quais participaram 31 conferencistas e expositores, além do catedrático. Os encontros discutiram questões os temas: a modernidade e sua influência nas esferas econômica, política e cultural; estética; arte e universidade; o fazer artístico na contemporaneidade; a ciência e suas fronteiras; as relações entre cinema e psicanálise; Machado de Assis e sua contribuição para a literatura universal.

Capa do volume "Arte, Cultura e Institucionalidade"Os 17 encontros coordenados em 2017 pelo gestor cultural e design gráfico Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, são retomados no livro 2, "Arte, Cultura e Institucionalidade".  As atividades englobaram 23 dirigentes culturais, intelectuais, artistas e curadores para falar sobre os processos de constituição, manutenção e perenização de iniciativas culturais no Brasil. Elas trazem um panorama crítico, atual e histórico da formação da estrutura cultural na cidade de São Paulo, sob o ponto de vista da gestão cultural. O tripé temático dos encontros foi: dirigentes culturais, instituições e exposições.

Capa do volume "Centralidades Periféricas: Diálogos sobre Arte e Cultura no Brasil"

O livro 3, "Centralidades Periféricas: Diálogos sobre Arte e Cultura no Brasil", traz os resultados da série de diálogos realizados entre junho de 2018 e março de 2019, sob a coordenação da titular da cátedra à época, a educadora e ativista sociocultural Eliana Sousa Silva, fundadora e diretora das Redes das Marés. Os debatedores dos encontros foram 21 artistas que se relacionam de forma profunda com as periferias e seis pesquisadores e acadêmicos que têm a periferia ou os sujeitos periféricos como objeto de estudo. Os encontros tiveram por base seis diferentes linguagens artísticas: literatura, artes visuais, teatro, audiovisual, dança e música.

Capas do volume "Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral"

"Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral" é o título do livro 4, constituído de dois volumes (volume 1 - volume 2) com as apresentações dos 19 encontros realizados de agosto de 2019 a dezembro de 2020. A série foi coordenada pelos dois titulares da cátedra no período: o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, da Unifesp. Os eventos reuniram mais de 80 convidados, entre pesquisadores e cientistas das mais variadas áreas de conhecimento, artistas, ativistas, pensadores, lideranças religiosas e indígenas de diferentes etnias.

Relacionado

Leia mais notícias sobre as atividades da Cátedra Olavo Setubal de Arte Cultura e Ciência

Lançamento da Coleção de Livros da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência
6 de maio, 14h