Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Lançamento de livro digital sobre o papel do Congresso no presidencialismo de coalização acontece no dia 1º de julho

Lançamento de livro digital sobre o papel do Congresso no presidencialismo de coalização acontece no dia 1º de julho

por Flávia Dourado - publicado 23/06/2011 00:00 - última modificação 28/03/2013 17:27

No dia 1º de julho, o Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, a Fundação Konrad Adenauer e o IEA fazem o lançamento virtual do livro "O Papel do Congresso Nacional no Presidencialismo de Coalizão".

livropapeldocongressonacional.jpgO Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da USP, a Fundação Konrad Adenauer e o IEA realizam no dia 1º de julho o lançamento virtual do livro O Papel do Congresso Nacional no Presidencialismo de Coalizão. Organizado por José Álvaro Moisés, coordenador do NUPPs, o livro apresenta os resultados de uma pesquisa efetuada entre agosto de 2009 e março de 2010 por pesquisadores do núcleo, com apoio da Fundação Konrad Adenauer e do IEA. (Veja também os vídeos do seminário sobre a pesquisa ocorrido em agosto de 2010.)

A pesquisa examinou o desempenho do parlamento brasileiro durante três legislaturas, no período de 1995 e 2006, e discutiu as relações entre o Legislativo e o Executivo tanto do ângulo das exigências de governabilidade quanto das funções de representação e de fiscalização e controle do Executivo que cabem ao Congresso Nacional. O lançamento virtual será no dia 1º de julho e consistirá na divulgação de comentários e avaliações críticas de especialistas e jornalistas de diferentes perspectivas e orientações políticas, entre os quais Bolivar Lamounier, Rachel Meneguello, Marcus Melo, Lucio Renno, Eduardo Graeff, José Neumanne Neto e Reinaldo Azevedo.

Os interessados podem participar do lançamento acessando a versão digital do livro e enviando para o blog do NUPPs (http://nupps.usp.br) comentários sobre a obra e sobre as opiniões doas analistas convidados.