Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Lançamento do nº 46 teve palestra de Ab'Sáber sobre a Amazônia

Lançamento do nº 46 teve palestra de Ab'Sáber sobre a Amazônia

por Sandra Codo - publicado 10/02/2002 14:50 - última modificação 29/09/2015 22:24

Edição traz dossiê sobre a região e outro sobre os Estados Unidos

aziz2.gif
Aziz Ab'Sáber

O papel que os Estados Unidos vêm exercendo no cenário internacional e os aspectos mais marcantes da política externa norte-americana são analisados em dossiê da revista Estudos Avançados nº 46, lançada no dia 11 de dezembro, no Auditório do IEA. O evento teve uma palestra sobre a Amazônia a cargo do geógrafo e ambientalista Aziz Ab'Sáber, professor emérito da USP e professor honorário do IEA. A edição publica a segunda parte do dossiê "Amazônia Brasileira", iniciado no número anterior.

fbi.jpg
Agentes do FBI se protegem contra ameaça de contaminação por antraz (Foto de Rhona Wise/AFP)

O dossiê "Estados Unidos" (disponível gratuitamente online) traz artigos de Rubens Ricupero, Immanuel Wallerstein, Antonio Carlos Peixoto, Cesar Guimarães, José Mauricio Bustani, Monica Herz, Iná Camargo Costa e Dorothy Figueira. A segunda parte do dossiê "Amazônia Brasileira" tem a particiapação de Rogério Cerqueira Leite, Lúcio Flávio Pinto, Manfred Nitsch, Jutta Gutberlet, J. Haffer e G. T. Prance. As textos tratam de questões de zoneamento, clima e de estratégias de segurança, inclusive considerações críticas sobre o Sivam.

O historiador Jacob Gorender, colaborador assíduo do IEA, é entrevistado sobre o tema escravidão e liberalismo. Na mesma seção, o diplomata e historiador Alberto de Costa e Silva escreve sobre relações culturais e afetivas com a África.capa46.gif

A edição traz ainda texto sobre a área de humanidades no Brasil e no mundo, de Jacques Marcovitch, e um depoimento autobiográfico original: a trajetória particular do cineasta João Batista de Andrade.