Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Olavo Setubal lança livro sobre pesquisa coordenada por Néstor Garcia Canclini

Cátedra Olavo Setubal lança livro sobre pesquisa coordenada por Néstor Garcia Canclini

por Mauro Bellesa - publicado 16/10/2023 15:50 - última modificação 19/10/2023 10:06

Capa do livro 'Emergências Culturais' - LançamentoA Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência realiza no dia 25 de outubro, quarta-feira, a partir das 10h, o seminário de lançamento do livro “Emergências Culturais: Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México”, publicado pelo IEA e pela Edusp no primeiro semestre. O evento acontece no Auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), no Parque do Ibirapuera, São Paulo, com a participação dos autores e convidados.

O evento é público e gratuito e a capacidade do auditório é de 150 pessoas. Quem não puder comparecer poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela internet.

Quinto volume da coleção de livros da cátedra, a obra traz textos do antropólogo cultural argentino radicado no México Néstor Garcia Canclini, dos pesquisadores em pós-doutorado Juan Ignacio Brizuela e Sharine Machado C. Melo e da antropóloga Mariana Martínez Matadamas, assistente de Canclini.

Os trabalhos são resultantes da pesquisa “A Institucionalidade da Cultura e as Mudanças Socioculturais”, coordenada por Canclini de 2020 a 2022, período de sua titularidade na cátedra. Na pesquisa, os quatro autores investigaram as transformações que vêm afetando, nos últimos anos, instituições culturais, artistas, trabalhadores da cultura e públicos, impacto adensado e agravado em função das limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

A programação do lançamento [leia abaixo] inclui comentários dos demais autores, de jornalistas e gestores culturais, e de pessoas entrevistadas nas pesquisas, como o historiador Célio Turino, da diretora fundadora do Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata) Fernanda Onisajé (Alagoinhas, Bahia), e da produtora cultural e escritora Valquíria Volpato. Também haverá a participação de artistas e apresentação do site Diálogos com Canclini no Brasil, onde estão reunidas informações sobre o antropólogo, obras para download e registros das atividades realizadas na Cátedra Olavo Setubal durante sua titularidade.

Na introdução do livro, Canclini retoma os principais conceitos que atravessam sua obra: instituições, comunidades e criadores. Melo, que é gestora cultural na Funarte e doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP, discorre sobre os legados históricos que abriram caminhos para que a Lei Aldir Blanc fosse implementada, além de apresentar trechos de entrevistas e dados estatísticos sobre a implementação do programa. Brizuela, doutor em cultura e sociedade pela UFBA, trata das contradições que envolvem a institucionalidade dos pontos de cultura no Brasil e em países da América Latina. No capítulo final, Matadamas e Canclini abordam as políticas institucionais no México, com especial atenção a ações contra monumentos, que condensam formas de opressão de gênero, colonial e de elites, bem como ações de resistência.

Néstor García Canclini - posse - 6/10/2020
O antropólogo cultural argentino Néstor García Canclini quando de sua posse como titular da Cátedra Olavo Setubal, em 2020

Lei Aldir Blanc e Pontos de Cultura

Analisada por Melo, a Lei Aldir Blanc foi uma medida emergencial que destinou R$ 3 bilhões aos setores artísticos e culturais brasileiros para enfrentamento da crise econômica e social decorrente da pandemia de Covid-19.

Os recursos foram transferidos pelo governo federal aos estados e municípios de modo que toda a execução das ações foi descentralizada. Além de ter sido, na época, o maior investimento em uma política pública para a cultura e as artes no Brasil, a lei Aldir Blanc chamou atenção por ter sido a concretização de um trabalho coletivo de artistas, trabalhadores da cultura e gestores, mobilizados na contramão das políticas culturais adotadas pelo governo de Jair Bolsonaro.

Alguns dos principais integrantes dos movimentos que levaram à Lei Aldir Blanc foram os representantes de Pontos de Cultura, tema estudado por Brizuela. O Ministério da Cultura define os pontos de cultura em seu site como “coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades, reconhecidos, certificados ou fomentados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva”. Lançado em 2004 e transformado em lei em 2014, o programa busca “valorizar a cultura de base comunitária, a articulação em rede e a gestão compartilhada, com base nos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento da sociedade civil”.

Políticas culturais no México

No capítulo dedicado às políticas culturais mexicanas, Canclini e Matadamas apresentam as particularidades do México em relação a outros países latino-americanos, entre eles o Brasil. O texto aborda a maneira como movimentos sociais e partidos de oposição afetaram as instituições de Estado e a sociedade mexicana a partir dos anos 1980, especialmente no que diz respeito à lógica globalizada neoliberal. Também são estudados acontecimentos recentes, como os relacionados com o governo de Andrés López Obrador, iniciado em 2018, e com a irrupção da pandemia, em 2020.

Sharine Melo, Juan Brizuela e Maria Martínez
Pesquisadores que atuaram com Canclini: Sharine Melo, Juan Brizuela e Mariana Martínez Matadamas
A relação entre os movimentos sociais e os monumentos culturais e artísticos também é abordada no capítulo. Canclini e Matadamas analisam os monumentos como modos de representar histórias nacionais e torná-las presentes na vida urbana. Em alguns momentos históricos, projetos monumentais foram maneiras encontradas para reforçar a identidade nacional, segundo os pesquisadores. No entanto, muitos deles vêm sendo ressignificados por meio de pichações, grafites e outras formas de intervenção. Essas ações, segundo os autores, são pontos importantes para o estudo da cultura e das instituições contemporâneas.

Programação