Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro marca lançamento de 'Prosperidade sem Crescimento', de Tim Jackson

Encontro marca lançamento de 'Prosperidade sem Crescimento', de Tim Jackson

por Flávia Dourado - publicado 18/10/2013 19:50 - última modificação 04/08/2015 10:36

“Prosperidade sem Crescimento – Vida Boa em um Planeta Finito” será lançado no dia 30 de outubro, as 11 horas, num debate com o autor.
Tim Jackson
O economista Tim Jackson
ASSISTA AQUI AO VÍDEO

A edição em português do livro “Prosperity without Growth: Economics for a Finite Planet" do economista britânico Tim Jackson, obra com imensa repercussão internacional nos últimos anos, será lançada no dia 30 de outubro, às 11 horas, em evento com a participação do autor na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

A tradução leva o título "Prosperidade sem Crescimento — Vida Boa em um Planeta Finito" (Editora Planeta Sustentável, R$ 39,90, 314 págs.) e é uma publicação da iniciativa Planeta Sustentável, apoiadora do evento em parceria com o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA.

Além de Jackson, participam do encontro Samuel de Abreu Pessôa, professor da FGV-RJ, e Ricardo Abramovay, professor da FEA e do Instituto de Relações Institucionais da USP. A mediação será de Pedro Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade.

Capa do livro "Prosperidade sem Crescimento"

O livro

“Prosperidade sem Crescimento – Vida Boa em um Planeta Finito” faz uma crítica contundente à maneira como os recursos naturais vem sendo utilizados pela sociedade contemporânea em função do consumismo e do imperativo de crescimento econômico.

De acordo com Jackson, esse modelo gerou uma grave crise econômico-ecológica e resultou numa distribuição desigual dos benefícios alcançados, revelando-se incapaz de trazer prosperidade. Por isso, afirma o autor, o Produto Interno Bruto (PIB) não deve ser utilizado como parâmetro de bem-estar e felicidade, assim como a sustentabilidade financeira deve ser pensada a partir da sustentabilidade ambiental, à qual está intimamente ligada.

A obra não só coloca em xeque os pilares sobre os quais a política econômica global vem sendo conduzida, ressaltando sua insustentabilidade em face do limite de recursos naturais, como apresenta propostas de como fazer a transição para uma economia sustentável, que torne possível alcançar a prosperidade sem passar pelo crescimento.

O autor

Jackson é professor de Desenvolvimento Sustentável da University of Surrey, Reino Unido, diretor do Grupo de Pesquisa em Estilos de Vida Sustentável (SLRG, na sigla em inglês) da mesma instituição e membro do Conselho Consultivo do fundo de investimento dinamarquês New Energy Solutions. Foi comissário de Economia da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Reino Unido, trabalho que culminou na publicação de “Prosperidade sem Crescimento – Vida Boa em um Planeta Finito”. Atuou como consultor numa série de departamentos e agências governamentais, incluindo a Agência Europeia para Meio Ambiente, o Parlamento Europeu e a Comissão para o Meio Ambiente do Parlamento da Nova Zelândia. Seus estudos concentram-se nas relações entre estilo de vida, bem-estar, valores sociais e meio ambiente.

O evento é aberto ao público e acontece na sala E-1 da FEA, que fica na avenida Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão ao vivo pela web em www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações podem ser obtidas com Sandra Sedini (sedini@usp.br).

Foto: Universidade de Surrey