Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O legado de Paulo Emílio Gomes em debate na Cinemateca

O legado de Paulo Emílio Gomes em debate na Cinemateca

por Vinícius Sayão - publicado 25/09/2017 18:15 - última modificação 02/10/2017 15:12

Ismail Xavier, teórico e professor de cinema brasileiro, falará sobre Paulo Emílio no dia 3 de outubro, às 14h30
Fachada Cinemateca
Cinemateca Brasileira

No dia 3 de outubro, às 14h30, o trabalho e a vida de Paulo Emílio Salles Gomes, fundador da Cinemateca Brasileira, será apresentado na Sala BNDES da Cinemateca Brasileira. O evento terá transmissão ao vivo e requer inscrição prévia para participação presencial.

Para comentar sobre Paulo Emílio, estará presente o teórico e professor de cinema brasileiro Ismail Xavier. Os comentários serão de Ricardo Ohtake, presidente do Tomie Ohtake e titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, que organizou a conferência, junto com o Itaú Cultural e em parceria com a Cinemateca Brasileira.

Paulo Emílio foi professor da USP, onde lecionou sobre cinema brasileiro. Ele também organizou o Clube de Cinema em 1940, que foi proibido pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) do Estado Novo. Em 1946, abriu um segundo Clube de Cinema de São Paulo, cujo acervo de filmes originou a Cinemateca Brasileira, também fundada por ele.

Ciclo

O evento integra a programação do Ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", realizado pela Cátedra. Dividido em quatro etapas, o ciclo pretende fornecer um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, pelo ponto de vista da gestão cultural em instituições. Os eventos terão como foco:

1) As relações entre arte, cultura e política;

2) O perfil de instituições culturais que fazem diferença na estrutura cultural de uma cidade como São Paulo;

3) A contribuição de certos gestores culturais na consolidação de um campo cultural no Brasil e em São Paulo;

4) O papel das exposições na representação cultural de um Brasil contemporâneo.

“A programação pretende oferecer um amplo e crítico panorama da situação da cultura no Brasil pelo viés da gestão cultural em instituições e organismos de representação cultural”, explica Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra. Segundo ele, isso será feito por meio de uma dinâmica discursiva e reflexiva em interação direta com importantes equipamentos culturais da cidade e seus principais agentes.

A Cátedra Olavo Setúbal é resultado de uma pareceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Itaú Cultural. Foi iniciada em 2016 e este ano tem como titular o arquiteto Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake.

Dirigentes Culturais: Dos Anos 50 à Atualidade
3 de outubro, às 14h30
Sala BNDES da Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet