Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / José Luis Lezama discute as perspectivas para as negociações climáticas de Paris

José Luis Lezama discute as perspectivas para as negociações climáticas de Paris

por Fernanda Rezende - publicado 18/08/2015 12:05 - última modificação 03/08/2018 17:17

O pesquisador do Colegio de México falará, no dia 17 de setembro, sobre a expectativa em torno de um acordo climático e sobre as variáveis da negociação que acontecerá em Paris em dezembro deste ano.
José Luis Lezama de la Torre
Lezama: "A cúpula de Paris é um Dia D".

As perspectivas para a 21ª Conferência das Partes, a COP-21, serão discutidas por José Luis Lezama, pesquisador do Colegio de México e especialista em política ambiental, na conferência Las Negociaciones Climáticas de París 2015 y el Futuro del Clima Planetario, que acontece no dia 17 de setembro, às 15h30, na Sala de Eventos do IEA. Lezama falará em espanhol, sem tradução simultânea.

Marcada para dezembro, em Paris, a COP-21 tentará alcançar um novo acordo universal sobre o clima, que seja juridicamente vinculativo e que limite o aquecimento global a menos de 2°C. O feito seria algo inédito em 20 anos de negociações climáticas no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU). As COPs reúnem anualmente as 195 nações signatárias da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), criada na Rio-92.

“A cúpula do clima de Paris é uma data fatal, Dia D, Ano Mil”, afirma Lezama. Para ele, a expectativa em torno da conferência de 2015 está na possibilidade de suas decisões evitarem uma catástrofe de grandes proporções ou um “fim apocalíptico para a humanidade”.

Relacionado

COP 20: O QUE PODEMOS ESPERAR?

Multimídia

Notícia

Mas, como explica o pesquisador, os acordos e desacordos entre as nações seguem uma trama complexa: devem-se “à lógica política e econômica das relações entre os países, às articulações profundas e interdependências entre os desenvolvidos e os subdesenvolvidos, entre suas elites, seus pobres e aos ecossistemas que suportam os sistemas socioeconômicos e políticos de ambos os mundos”.

Um exemplo do que diz Lezama foi o que ocorreu durante a COP-15. Realizado em Copenhague, na Dinamarca, o encontro de 2009 entrou para a história pela repressão às manifestações de ONGs ambientalistas e pela incapacidade de aglutinação das lideranças dinamarquesas. À época, os anfitriões sonhavam viabilizar um acordo que substituísse o Protocolo de Kyoto, adotado durante a COP-3.

Este é segundo evento que o IEA realiza para discutir as perspectivas das Conferências das Partes. No final de 2014, o Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto promoveu o seminário COP 20: O Que Podemos Esperar?, sob a coordenação de Pedro Jacobi.

Foto: Arquivo pessoal


Las Negociaciones Climáticas de París 2015 y el Futuro del Clima Planetario
17 de setembro, às 15h30
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia pelo e-mail clauregi@usp.br – Transmissão ao vivo pela web
Informações: Claudia R. Tavares, telefone (11) 3091-1686
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/las-negociaciones-climaticas-de-paris-2015-y-el-futuro-del-clima-planetario