Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Liberdade de imprensa como pilar da democracia será tema de seminário

Liberdade de imprensa como pilar da democracia será tema de seminário

por Nelson Niero Neto - publicado 09/09/2019 18:30 - última modificação 13/09/2019 16:13

Entre os convidados, estão jornalistas com atuação em veículos de imprensa ou que pesquisam o tema na academia

Liberdade de imprensaA liberdade de imprensa como um dos pilares da democracia e os desafios do jornalismo brasileiro serão temas do seminário Liberdade de Imprensa e Democracia, que acontece no dia 19 de setembro, às 9h30, na Sala Alfredo Bosi. O evento é organizado pelo IEA, em parceria com a Superintendência de Comunicação Social da USP, e é público e gratuito, mas requer inscrição prévia. Para assistir a transmissão ao vivo, não é preciso se inscrever.

Entre os convidados, todos jornalistas, há os que atuam profissionalmente em veículos da imprensa e os que hoje são professores e pesquisadores do tema, mas que também têm uma longa trajetória profissional na área. Eles vão compor duas mesas de discussão. A primeira abordará a importância da imprensa livre como alicerce da democracia, enquanto a segunda tratará dos desafios presentes e futuros da área.

Segundo os organizadores, “há momentos na vida de uma Nação em que valores e princípios precisam ser reafirmados, cotidianamente, para resguardar o funcionamento das instituições democráticas”.

Participantes

A primeira mesa, “Há democracia sem imprensa livre?”, será composta por João Gabriel de Lima, editor executivo do jornal “O Estado de S. Paulo”; Marina Amaral, cofundadora e diretora da Agência Pública; e Carlos Eduardo Lins da Silva, membro do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, do IEA, e professor do Insper.

A segunda mesa será sobre “Os desafios do presente e do futuro” e terá a presença de Vinicius Mota, secretário de redação do jornal “Folha de S. Paulo”; Pedro Varoni, editor do Observatório da Imprensa; e Eugênio Bucci, professor da ECA-USP. Luiz Roberto Serrano, da Superintendência de Comunicação Social da USP, será o mediador das duas mesas.


Liberdade de Imprensa e Democracia
19 de setembro, 9h30
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público e gratuito, com inscrição prévia
— Para assistir à transmissão ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678
Página do evento

Foto: Pixabay
registrado em: , ,