|
Até 2050, uma em cada quatro pessoas viverá em país afetado pela escassez de água |
A segurança hídrica está emergindo como um dos principais desafios da sustentabilidade em todo o mundo no século 21. É um fator determinante para a segurança em vários aspectos sociais e ambientais, incluindo alimentação, energia, economia, meio ambiente e saúde pública. Assim, sua relevância vai muito além do setor hídrico tradicional.
Para entender os desafios da segurança hídrica e planejar soluções é preciso compreender a exposição a riscos relacionados ao clima e ao meio ambiente, bem como os determinantes socioeconômicos e o contexto cultural e político de cada população.
É com essa finalidade que o 1º Workshop Internacional Linking Water Security to the Sustainable Development Goals (Conectando a Segurança da Água e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) reunirá, de 29 de agosto a 1º de setembro, acadêmicos e profissionais da área de todo o mundo para apresentar, discutir e destacar as principais questões relativas à ampliação da segurança hídrica em diversas regiões do planeta.
Relacionado
EVENTOS
Água: Nostalgias e Traumas - Narrativas, Direitos e Políticas na Inglaterra 17 de abril de 2017
Notícia
Midiateca
Adaptação às Mudanças Climáticas em Cidades: Ações contra a Seca na Austrália 7 de abril de 2015
Notícia
Midiateca
REVISTA
|
Os interessados em participar como ouvintes devem efetuar inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo de toda a programação pela internet. As exposições e debates serão no Auditório do IEA, em inglês, sem tradução.
O workshop integra as atividades do projeto Sustainable Water Management in Development Countries (Swindon), com apoio do governo da Alemanha. Trata-se de uma iniciativa em rede de 23 universidades que reúne estudiosos de diversas regiões do planeta dedicados a pesquisas e outras atividades na área.
De acordo com os organizadores, "com os crescentes eventos extremos associados à mudança climática, a previsão é que até 2050 uma em cada quatro pessoas esteja vivendo em um país afetado pela escassez de água".
O problema torna-se ainda mais complicado devido à falta de dados abrangentes sobre sistemas de monitoramento e abastecimento de água, "o que dificulta a proposição e intervenção com respostas adequadas à crescente crise".
Coordenação de esforços
Um dos objetivos do workshop é o ampliar o debate sobre como coordenar esforços e fortalecer o conhecimento técnico individual e coletivo relativos ao gerenciamento dos recursos hídricos e à ampliação dos serviços de esgotamento sanitário, para lidar de maneira mais sustentável com a gravidade dos desafios que estão por vir, seja em situações de secas ou de inundações.
"Espera-se que os trabalhos desenvolvidos durante o Workshop permitam aos participantes a oportunidade de contribuir com a ampliação e divulgação de novos conhecimentos sobre a segurança hídrica, considerando a governança e gestão da água, a inovação tecnológica e soluções emergentes para a conservação, reutilização do esgoto tratado e reaproveitamento da água, a fim de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas."
Os principais temas a serem discutidos no workshop incluem:
- conceito de segurança da água;
- Agenda 2030 da ONU: entendendo os ODS;
- desafios para alcançar a segurança da água em países em desenvolvimento;
- gestão integrada dos recursos hídricos;
- mudança climática e água;
- inovação tecnológica para água potável, esgotos e reuso;
- soluções baseadas na natureza;
- desenvolvimento sustentável, ecossistemas e saúde humana.
- cidade sustentável;
- resiliência urbana.
Os organizadores do workshop são o IEA, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP, a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Técnica de Braunschweig (Alemanha) e o projeto Exceed-Swindon. O financiamento é do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha e do programa Excelência na Educação Superior em Cooperação para o Desenvolvimento (Exceed, na sigla em inglês) do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD, na sigla em alemão).