Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro relaciona segurança hídrica e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Encontro relaciona segurança hídrica e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

por Mauro Bellesa - publicado 16/08/2018 09:00 - última modificação 29/08/2018 09:50

O workshop internacional "Linking Water Security to the Sustainable Development Goals", realiza-se de 20 de agosto a 1º de setembro, no IEA
Caminhão de água
Até 2050, uma em cada quatro pessoas viverá em país afetado pela escassez de água

A segurança hídrica está emergindo como um dos principais desafios da sustentabilidade em todo o mundo no século 21. É um fator determinante para a segurança em vários aspectos sociais e ambientais, incluindo alimentação, energia, economia, meio ambiente e saúde pública. Assim, sua relevância vai muito além do setor hídrico tradicional.

Para entender os desafios da segurança hídrica e planejar soluções é preciso compreender a exposição a riscos relacionados ao clima e ao meio ambiente, bem como os determinantes socioeconômicos e o contexto cultural e político de cada população.

É com essa finalidade que o 1º Workshop Internacional Linking Water Security to the Sustainable Development Goals (Conectando a Segurança da Água e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) reunirá, de 29 de agosto a 1º de setembro, acadêmicos e profissionais da área de todo o mundo para apresentar, discutir e destacar as principais questões relativas à ampliação da segurança hídrica em diversas regiões do planeta.

Relacionado

Água: Nostalgias e Traumas - Narrativas, Direitos e Políticas na Inglaterra
17 de abril de 2017

Midiateca

Adaptação às Mudanças Climáticas em Cidades: Ações contra a Seca na Austrália
7 de abril de 2015

Midiateca

REVISTA

Os interessados em participar como ouvintes devem efetuar inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo de toda a programação pela internet. As exposições e debates serão no Auditório do IEA, em inglês, sem tradução.

O workshop integra as atividades do projeto Sustainable Water Management in Development Countries (Swindon), com apoio do governo da Alemanha. Trata-se de uma iniciativa em rede de 23 universidades que reúne estudiosos de diversas regiões do planeta dedicados a pesquisas e outras atividades na área.

De acordo com os organizadores, "com os crescentes eventos extremos associados à mudança climática, a previsão é que até 2050 uma em cada quatro pessoas esteja vivendo em um país afetado pela escassez de água".

O problema torna-se ainda mais complicado devido à falta de dados abrangentes sobre sistemas de monitoramento e abastecimento de água, "o que dificulta a proposição e intervenção com respostas adequadas à crescente crise".

Coordenação de esforços

Um dos objetivos do workshop é o ampliar o debate sobre como coordenar esforços e fortalecer o conhecimento técnico individual e coletivo relativos ao gerenciamento dos recursos hídricos e à ampliação dos serviços de esgotamento sanitário, para lidar de maneira mais sustentável com a gravidade dos desafios que estão por vir, seja em situações de secas ou de inundações.

"Espera-se que os trabalhos desenvolvidos durante o Workshop permitam aos participantes a oportunidade de contribuir com a ampliação e divulgação de novos conhecimentos sobre a segurança hídrica, considerando a governança e gestão da água, a inovação tecnológica e soluções emergentes para a conservação, reutilização do esgoto tratado e reaproveitamento da água, a fim de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas."

Os principais temas a serem discutidos no workshop incluem:

• conceito de segurança da água;
  • Agenda 2030 da ONU: entendendo os ODS;
  • desafios para alcançar a segurança da água em países em desenvolvimento;
  • gestão integrada dos recursos hídricos;
  • mudança climática e água;
  • inovação tecnológica para água potável, esgotos e reuso;
  • soluções baseadas na natureza;
  • desenvolvimento sustentável, ecossistemas e saúde humana.
  • cidade sustentável;
  • resiliência urbana.

Os organizadores do workshop são o IEA, a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each) da USP, a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade Federal de São Carlos, a Universidade Técnica de Braunschweig (Alemanha) e o projeto Exceed-Swindon. O financiamento é do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha e do programa Excelência na Educação Superior em Cooperação para o Desenvolvimento (Exceed, na sigla em inglês) do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD, na sigla em alemão).

1st International Workshop on Linking Water Security to the Sustainable Development Goals
De 29 de agosto a 1º de setembro
Interessados em participar como ouvintes devem efetuar inscrição prévia
Haverá transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)