Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Literatura é tema de novo grupo coordenado por Alfredo Bosi

Literatura é tema de novo grupo coordenado por Alfredo Bosi

por Flávia Dourado - publicado 16/06/2010 00:00 - última modificação 02/04/2013 11:34

O Grupo de Pesquisa de Literatura e Cultura, novo no IEA, é voltado para a análise de textos significativos do cânon literário.

O IEA agora conta com um Grupo de Pesquisa de Literatura e Cultura, coordenado por AlfredoBosi, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e do IEA. O grupo vem-se reunindo informalmente há cinco anos e agora foi formalizado a convite da Direção do IEA.

Alfredo Bosi - grupo
Alfredo Bosi, coordenador do novo grupo de pesquisa

Bosi informa que o grupo dará continuidade aos estudos e encontros na linha dos objetivos traçados desde seu início em 2005, com a análise de textos significativos do cânon literário, sem discriminação de nacionalidade ou época.

Além do trabalho de análise e interpretação textual, o grupo dedica especial atenção ao conhecimento de algumas das principais vertentes de estética e da crítica literária e cultural: o historicismo, a hermenêutica, a fenomenologia, a teoria crítica e os estudos culturais. Bosi destaca que "o caráter aberto e transdisciplinar das leituras propostas permite a inclusão de métodos diversificados, como o estilístico, o psicanalítico e o sociológico".

Além de Bosi, que é professor titular aposentado de Literatura Brasileira da FFLCH, ex-diretor do IEA (onde é editor da revista "Estudos Avançados") e membro da Academia Brasileira de Letras, o grupo conta com mais 15 professores da FFLCH: Augusto Massi, Cilaine Alves Cunha, Erwin Torralbo Gimenez, Hélio Guimarães, Ivan Marques, José Miguel Wisnik, Murilo Marcondes de Moura e Yudith Rosenbaum, da disciplina Literatura Brasileira do Departamento, e de Letras Clássicas e Vernáculas; Fernando Paixão, da disciplina Literatura Portuguesa, todos dos Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas; Pedro Garcez Ghirardi, da disciplina Literatura Italiana do Departamento de Letras Modernas; Fábio de Souza Andrade,  Marcos Mazzari,  Marta Kawano e Viviana Bosi, do Departamento de Teoria Literária; e Ricardo Musse, do Departamento de Sociologia.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP